Connect with us

Cuiabá

Programa ‘Qualifica Juventude’ 2023 capacita 146 alunos em diversos cursos profissionalizantes

Publicado

em

O jornalista André Amorim foi um dos 146 alunos do programa ‘Qualifica Juventude’ 2023 que receberam a declaração de conclusão dos cursos profissionalizantes realizados neste ano. A solenidade de entrega dos certificados aconteceu nesta quarta-feira, na sede do Cuiabanco.

André fez o curso de marketing digital e demonstrou entusiasmo com a nova área de atuação. “Foi um curso gostoso de fazer, com colegas aplicados e com uma ótima professora. Essa iniciativa da Prefeitura em oferecer cursos de qualificação à população é importante, pois dá uma oportunidade a quem não tem acesso a esse tipo de capacitação”, elogiou.

O programa Qualifica foi idealizado pela primeira-dama da capital, Marcia Pinheiro, com a finalidade de contribuir para diminuição dos índices de desemprego no município, impulsionando a independência financeira entre os cidadãos. Todos os cursos do ‘Qualifica Juventude’ 2023 foram realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT), oportunizando a qualificação e inclusão dos jovens, entre 15 anos e 29 anos, no mercado de trabalho. Receberam certificado os acadêmicos dos cursos profissionalizantes, nas especialidades de Tranças, Ferramentas de Marketing Digital, Designer de Sobrancelhas e Depilação Egípcia, Técnicas de Maquiagem, Excelência em Atendimento e Vendas, Cerimonial e Protocolo para Eventos, Assistente de Pessoal, Assistente Financeiro, Técnicas para Bartender e Marketing em Mídias Digitais e Redes Sociais.

Ernesto Barbosa, secretário adjunto de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, destacou a dimensão do programa Qualifica Juventude: “Nessa primeira etapa do Qualifica, nós entregamos certificados a jovens de 15 a 29 anos, abrangendo diversos cursos e modalidades. Estes jovens têm a chance de serem inseridos ao mercado de trabalho, tanto por meio de empregos formais, que podem buscar aqui mesmo na agência do Sine, quanto por meio do empreendedorismo, através da linha de crédito oferecida pelo Cuiabanco”, explicou.

O diretor regional do SENAC-MT, Edson Dahmer, enfatizou a relevância da parceria com Prefeitura. “A parceria com a Prefeitura já é histórica. Vem se desenvolvendo ao longo dos anos e tem sido muito produtiva. É algo que o poder público, através da sua abrangência dentro do município, vem nos proporcionando para a gente consiga chegar em outras localidades, em outros bairros e, por outro lado, o Senac consegue levar a sua essência, que é a educação profissional, a qualificação. Isso ajuda a população na geração de renda e na compreensão de todo o desenvolvimento do comércio, que é a nossa missão. O projeto ao todo compreende 1.400 qualificações, então nós temos até o final do ano ainda um grande desafio”, revelou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora