Connect with us

Cuiabá

Programa Mulheres em Ação atende mais de 1,6 mil pessoas em sua 10ª edição; Iniciativa já beneficiou mais de 20 mil pessoas

Publicado

em

A 10ª edição do programa Mulheres em Ação, realizada no último sábado (25), no bairro Três Barras, prestou atendimento a 1.678 pessoas, segundo o balanço da Secretaria Municipal da Mulher.

Foram mais de 50 serviços diretos e indiretos direcionados à mulher e à família, em diversas áreas, incluindo o centro de especialidades médicas, saúde bucal, oftalmologia, vacina contra Covid-19, entre outros.

A moradora da região e também primeira secretária da Associação de Moradores, Selma Moreira da Costa, ressaltou o sentimento popular com a retomada da parceria com os serviços de saúde da mulher e da família.

“Muitas pessoas estavam esperando esses atendimentos médicos há muito tempo. Ajudamos a anunciar e hoje a população está toda aqui presente buscando os serviços que a prefeitura traz para facilitar não só a vida da mulher, mas de toda a família”, contou.

Entre os serviços mais procurados, estava a distribuição de mudas promovida pela parceria com o Horto Florestal, administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Foram mais de 500 mudas de plantas frutíferas (poncã, acerola, tamarindo, maracujá, entre outras) e nativas (Amin, Ypês, Jacarandá, entre outras) com o objetivo de arborização e equilíbrio da cadeia alimentar das aves.

“Recebemos o convite com muito carinho. A gente ficou muito feliz em contribuir e a população ficou encantada com essa grande ação da Secretaria da Mulher”, ressaltou.

A titular da pasta da Mulher, Cely Almeida, comemorou mais um sucesso da edição, principalmente com a retomada da parceria com a Secretaria de Saúde e a oferta das mais de 20 especialidades médicas, diretamente na comunidade.

“Um dos focos da nossa pasta, orientada pela nossa primeira-dama Márcia Pinheiro, é a saúde da mulher. Nesse sentido, a retomada da parceria com a Saúde garante maior alcance do bem-estar das nossas mulheres que buscam tanto esses atendimentos por intermédio da nossa secretaria”, explicou.

O programa Mulheres em Ação já atendeu mais de 20 mil pessoas em edições nos bairros Santa Isabel, Cinturão Verde, Jardim Florianópolis, Distrito da Guia, Novo Mato Grosso, Altos do Parque I e em uma edição especial de Natal, na sede da Secretaria, localizada na avenida Getúlio Vargas, região central de Cuiabá.

Parceiros

Águas Cuiabá, Energisa, Universidade Federal de Mato Grosso, Delegacia Especializada da Mulher, Home Paisagismo, Projeto de Adoção (sargento Vidal), Cartório 4º Ofício, Projeto Reação/Capoeira/Judô.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora