Connect with us

Cuiabá

Programa Mulheres em Ação atende mais de 1,6 mil pessoas em sua 10ª edição; Iniciativa já beneficiou mais de 20 mil pessoas

Publicado

em

A 10ª edição do programa Mulheres em Ação, realizada no último sábado (25), no bairro Três Barras, prestou atendimento a 1.678 pessoas, segundo o balanço da Secretaria Municipal da Mulher.

Foram mais de 50 serviços diretos e indiretos direcionados à mulher e à família, em diversas áreas, incluindo o centro de especialidades médicas, saúde bucal, oftalmologia, vacina contra Covid-19, entre outros.

A moradora da região e também primeira secretária da Associação de Moradores, Selma Moreira da Costa, ressaltou o sentimento popular com a retomada da parceria com os serviços de saúde da mulher e da família.

“Muitas pessoas estavam esperando esses atendimentos médicos há muito tempo. Ajudamos a anunciar e hoje a população está toda aqui presente buscando os serviços que a prefeitura traz para facilitar não só a vida da mulher, mas de toda a família”, contou.

Entre os serviços mais procurados, estava a distribuição de mudas promovida pela parceria com o Horto Florestal, administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Foram mais de 500 mudas de plantas frutíferas (poncã, acerola, tamarindo, maracujá, entre outras) e nativas (Amin, Ypês, Jacarandá, entre outras) com o objetivo de arborização e equilíbrio da cadeia alimentar das aves.

“Recebemos o convite com muito carinho. A gente ficou muito feliz em contribuir e a população ficou encantada com essa grande ação da Secretaria da Mulher”, ressaltou.

A titular da pasta da Mulher, Cely Almeida, comemorou mais um sucesso da edição, principalmente com a retomada da parceria com a Secretaria de Saúde e a oferta das mais de 20 especialidades médicas, diretamente na comunidade.

“Um dos focos da nossa pasta, orientada pela nossa primeira-dama Márcia Pinheiro, é a saúde da mulher. Nesse sentido, a retomada da parceria com a Saúde garante maior alcance do bem-estar das nossas mulheres que buscam tanto esses atendimentos por intermédio da nossa secretaria”, explicou.

O programa Mulheres em Ação já atendeu mais de 20 mil pessoas em edições nos bairros Santa Isabel, Cinturão Verde, Jardim Florianópolis, Distrito da Guia, Novo Mato Grosso, Altos do Parque I e em uma edição especial de Natal, na sede da Secretaria, localizada na avenida Getúlio Vargas, região central de Cuiabá.

Parceiros

Águas Cuiabá, Energisa, Universidade Federal de Mato Grosso, Delegacia Especializada da Mulher, Home Paisagismo, Projeto de Adoção (sargento Vidal), Cartório 4º Ofício, Projeto Reação/Capoeira/Judô.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora