Mais de mil professores passaram por treinamento sobre sustentabilidade
Neste mês de abril, o coordenador do programa Eco Sorriso, Diogo Martins, promoveu uma maratona de palestras no Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor) da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O resultado? O treinamento de 1,1 mil professores da rede municipal de ensino sobre vários eixos da sustentabilidade, como coleta seletiva, reciclagem, compostagem, e outras ações desenvolvidas pelo Eco Sorriso.
O Eco Sorriso, que nasceu em 2019 e segue ampliando suas ações no Município, conta atualmente com coleta seletiva de resíduos recicláveis porta a porta em 42 bairros da cidade (cerca de 70% do Município); pontos de coleta de óleo de cozinha usado em todos os Cemeis e escolas da rede municipal de ensino; educação ambiental, além dos ecopontos para a entrega de recicláveis.
“Ao manter este contato próximo aos professores, sempre em um processo de retroalimentação, estamos estimulando o estabelecimento de uma nova forma de pensar a gestão de resíduos, tornando, por exemplo, o processo de reciclagem algo rotineiro, que as crianças possam ajudar e, mais que isso, incentivar toda a família a também aderir a esta prática”, destaca Diogo.
Falando em estímulo junto aos alunos, o coordenador lembra que as unidades escolares contam com biodigestores, de modo que o resto das merendas vira biogás e biofertilizante. Com isso, a meta é ser a primeira rede pública do Brasil a ser “Escolas Lixo Zero”.
Diogo acrescenta que, ao mesmo tempo que as escolas avançam no processo de “nem tudo precisa ir pro aterro sanitário”, o Paço Municipal também colocou em prática o “Gabinete Lixo Zero”, que, junto com a Estação da Sustentabilidade, estimula servidores e visitantes a fazer da reciclagem uma nova opção de vida.
Para sua viabilidade, o programa está integrado diretamente às secretarias de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), e também compõe as ações da Controladoria Geral do Município (CGM).
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT