Connect with us

BRASIL

Programa Diversidade de Gênero com Elas visa à inclusão de mulheres LGBTQIAPN+

Publicado

em

Programa Diversidade de Gênero com Elas visa à inclusão de mulheres LGBTQIAPN
Agência Brasília

Programa Diversidade de Gênero com Elas visa à inclusão de mulheres LGBTQIAPN

A Portaria nº 94, que institui o programa Diversidade de Gênero com Elas , foi publicada nesta sexta-feira (19), no Diário Oficial do DF (DODF). Por meio dessa iniciativa, a Secretaria da Mulher (SMDF) promoverá políticas afirmativas e medidas de inclusão e respeito à diversidade de gênero no contexto feminino, com foco especial na população LGBTQIAPN+.

O programa Diversidade de Gênero com Elas tem o objetivo de fomentar a adoção de políticas afirmativas e de medidas de inclusão e respeito à diversidade de gênero dentro do contexto feminino, para atendimento à população LGBTQIAPN+ | Fotos: Divulgação/SMDF

O objetivo da iniciativa é fomentar a adoção de políticas afirmativas que possibilitem a capacitação e sensibilização da sociedade sobre as vivências e adversidades enfrentadas pelas mulheres LGBTQIAPN+. Entre suas diretrizes, destacam-se a promoção do direito das mulheres LGBTQIAPN+ a uma vida com qualidade, livre de violência e preconceito, e a abordagem de temas que englobam suas particularidades, como informações sobre legislações inclusivas.

As ações previstas pelo programa incluem campanhas de conscientização sobre os diversos tipos de violência contra a mulher LGBTQIAPN+, workshops, palestras e cursos sobre temas como diversidade, identidade de gênero, orientação sexual e combate à discriminação. Também serão formados grupos de discussão e reflexão por meio de conversas para desafiar preconceitos e compartilhar estratégias para a promoção da igualdade.

Programa vai promover campanhas de conscientização, workshops, palestras e cursos sobre temas como diversidade, identidade de gênero, orientação sexual e combate à discriminação

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destacou a importância da iniciativa para a promoção da igualdade e respeito às diferenças: “Este programa representa um passo significativo em direção à criação de um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todas as mulheres, independentemente de sua identidade de gênero ou orientação sexual. Nosso compromisso é garantir que todas as mulheres tenham acesso a melhores condições de vida, livres de qualquer forma de discriminação”.

A portaria institucionaliza um programa da SMDF que já realiza ações de informação em locais de grande movimentação, como a Rodoviária do Plano Piloto, onde no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ foram oferecidos exames de HPV em parceria com o Instituto Fiocruz. Além disso, a secretaria marca presença nas paradas gays em diversas regiões administrativas do DF, reforçando seu compromisso com a inclusão e o respeito à diversidade.

A coordenação do programa ficará a cargo da Subsecretaria de Ações Temáticas e Participação, que será responsável por desenvolver e implementar ações que visem à conscientização, capacitação e sensibilização dos colaboradores para a temática LGBTQIAPN+. Para acolher o maior número de mulheres, o programa será realizado em parceria com outras pastas do Governo do Distrito Federal (GDF), órgãos privados, entidades civis e empresas interessadas.

Para mais informações sobre o programa Diversidade de Gênero com Elas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou acessar o site oficial da Secretaria da Mulher do Distrito Federal .

The post Programa Diversidade de Gênero com Elas visa à inclusão de mulheres LGBTQIAPN+ first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora