Sinop

Programa de orientação ao trabalho alcança público dos CRAS e certifica 70 pessoas em Sinop

Publicado

em

Ações de capacitação profissional e preparo para o mercado de trabalho também fazem parte das atividades desenvolvidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Sinop. Uma das formas de levar mais conhecimento, promover qualificação e incentivar o protagonismo profissional da comunidade é por meio do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) que busca estabelecer autonomia das famílias usuárias da política de assistência social. A estratégia de capacitação é desenvolvida em quatro encontros que duram cerca de 1h30 em cada CRAS, com turmas de até 25 alunos, que já certificaram cerca de 70 pessoas neste ano.

Em cada encontro são apresentadas orientações práticas e técnicas sobre o mercado de trabalho, como elaborar um currículo e se portar numa entrevista, orientações para procura de emprego, maneiras de aproveitar as ferramentas digitais como rede sociais neste processo, também é um momento para tratar da conduta ética profissional, discutir quais comportamentos são adequados e inadequados no trabalho, bem como abordar o empreendedorismo. “Até o momento fizemos uma turma específica no CRAS Menino Jesus junto com a Escola Estadual Jorge Amado, com 25 alunos de 14 a 17 anos e três turmas na unidade Boa Esperança, uma experiência ótima também, lá nosso público foi intergeracional com pessoas de 14 a 64 anos. Ouvimos relatos de alguns usuários contando que este foi o primeiro certificado de suas vidas, muitos não haviam passado por nenhum tipo de qualificação”, detalhou a coordenadora do Programa, Alexandra Berté Parreiras.

Mais turmas serão abertas até o final do ano, começando no CRAS Paulista em agosto, em setembro no CRAS Palmeiras e em outubro novamente na unidade do bairro Menino Jesus. As pessoas interessadas em participar devem procurar o CRAS de sua região para fazer a inscrição. “Trazer as capacitações do Acessuas para dentro das unidades é uma forma de contribuir para que a comunidade atendida tenha mais acesso ao mundo do trabalho, além de estimular a redução do desemprego e das desigualdades sociais. Este conhecimento está ajudando a transformar vidas, porque garante mais dignidade e resgate da autonomia das pessoas. Cada participante tem suas capacidades e potencialidades e durante os encontros eles podem descobrir uma aptidão profissional e seguir se aperfeiçoando depois”, considerou a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso.

Além do Acessuas Trabalho, a comunidade atendida pela política de assistência social também pode aproveitar os cursos gratuitos do Programa Qualifica Sinop, que conta com centenas de capacitações nas áreas tecnológicas, construção civil, eletroeletrônica, metalmecânica, alimentos e bebidas, vestuário, automotiva, tecnologia da informação, logística e gestão. Outra opção de qualificação ocorre por meio do Programa Ser Família Capacita, que também disponibiliza gratuitamente treinamentos em diferentes setores de atuação.

No caso do Qualifica Sinop os interessados devem procurar o Senai para realizar a matrícula, de segunda a sexta-feira, das 8h até às 20h, para mais informações o telefone de contato é o (66) 3531-2062. Já para os cursos do Ser Família Capacita, as inscrições são feitas na sede da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Copyright © 2022 Oeste News