Connect with us

MATO GROSSO

“Programa de bolsas para atletas e técnicos de MT é referência para outros Estados”, afirma secretário

Publicado

em

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, David Moura, afirmou que o programa Olimpus MT, que concede bolsas para atletas e técnicos do Estado como incentivo ao esporte, tem sido referência para outros estados brasileiros.

“O Olimpus MT é uma referência no Brasil. Com a reformulação e o apoio do governador Mauro Mendes, o programa cresceu e os secretários de outros estados sempre nos procuram para conhecer nosso projeto, tirar duvidas e replicá-lo em seus estados, porque realmente é o nosso case de sucesso”, afirmou, em entrevista nesta quinta-feira (11.07) para o podcast MT Conectado.

Para o secretário, a convocação da bolsista Lissandra Campos para as Olímpiadas de Paris 2024, divulgada na última semana, é uma das maiores evidências de que os incentivos de promoção e fortalecimento do esporte em Mato Grosso têm dado certo.

“Sabemos o quanto o bolsa atleta foi importante para a Lissandra não sair daqui e seguir para outro estado. Essa vaga para a maior competição esportiva do planeta comprova o quanto que esses investimentos estão sendo assertivos e o quanto o Governo de Mato Grosso está empenhado em oferecer aos nossos atletas as condições para se prepararem e investirem em suas carreiras”, afirmou.

O secretário ressaltou ainda que, com o apoio da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, o paradesporto tem se destacado nacionalmente, e falou sobre os investimentos e avanços significativos no âmbito social e cultural no Estado.

“É muito especial fazer parte de uma gestão que permite que a gente apoie e faça cada jovem ou criança sonhar. A cultura e o esporte têm um poder de transformação muito grande e hoje Mato Grosso vive esse momento e essa ascensão nas duas pastas”, destacou David.

O secretário também pontuou o trabalho da Secel para a continuidade da democratização do acesso à cultura através dos editais. “Nosso objetivo é continuar fazendo com que os recursos cheguem na ponta, democratizando todo esse investimento e abrindo portas e oportunidades para todo mundo que faz a cultura acontecer aqui. Nenhum artista ou atleta talentoso vai ficar de fora”.

David também falou sobre os espaços culturais, preservação do patrimônio histórico e a iniciativa de, em cojunto com a Fundação Itaú Cultural, realizar um estudo sobre o PIB da cultura Mato-grossense.

“Nós temos municípios que são referências em investimentos na cultura e queremos mensurar isso. Cultura não é gasto, é investimento, e temos a certeza que esses dados irão nos comprovar isso. Quando você investe X na cultura, isso volta para o Estado, seja como receita e/ou alavacagem dos nossos talentosos produtores e agentes culturais”.

Na oportunidade, David citou a grandiosidade do complexo Arena Pantanal como um espaço multiuso. Hoje, o local é multieventos e, além das partidas de futebol e grandes competições esportivas em seu entorno, receberá a Casa Cor 2024 e a Copa do Mundo Feminina de 2027.

Para conferir a entrevista completa, comandada pela secretária de Comunicação do Estado, Laice Souza, e a secretária adjunta de Jornalismo, Carol Sanford, clique aqui.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Ouvidoria do MPMT registra aumento de 25,97% nas manifestações em 2024

Publicado

em

Por

A Ouvidoria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) registrou um aumento de 25,97% no número de manifestações de janeiro a outubro deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2024, foram 6.329 registros, contra 5.024 em 2023. O tema mais demandado foi improbidade administrativa, com o equivalente a aproximadamente 19% do total. Na sequência, os assuntos mais requisitados foram questões eleitorais e defesa do meio ambiente. Assista aqui ao vídeo institucional de balanço.

A maior parte das manifestações, cerca de 28%, veio de Cuiabá. Os demais municípios que mais demandaram o MPMT foram Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Cáceres, Aripuanã, Paranatinga, Primavera do Leste e Alta Floresta. “A Ouvidoria do Ministério Público de Mato Grosso é um canal aberto de comunicação com o cidadão, que tem como missão atender às demandas da sociedade e elevar a transparência do trabalho desenvolvido”, destaca a ouvidora-geral do MPMT, procuradora de Justiça Eliana Cícero de Sá Maranhão Ayres.

Contato – A população mato-grossense pode acessar a Ouvidoria do MPMT pelo telefone 127 (custo de ligação local), pelo WhatsApp nos números (65) 99271-0792 | 99255-4681 | 99259-0913 | 99269-8113, aplicativo MP Online (disponível para os sistemas operacionais Android e iOS), e-mail (ouvidoria@mpmt.mp.br) e formulário eletrônico de manifestação (acesse aqui ).

Além disso, há atendimento in loco nos bairros e municípios por meio do projeto Ouvidoria Itinerante e atendimento presencial das 12h às 19h, de segunda à sexta-feira, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (Rua Procurador Professor Carlos Antônio de Almeida Melo, quadra 11, n° 237, Centro Político e Administrativo, Cuiabá-MT).

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora