O Programa Corregedoria Participativa, da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT), chega ao Nortão de Mato Grosso na próxima semana, aproximando o Poder Judiciário do Estado da sociedade civil e dos seus jurisdicionados. A equipe visitará as unidades judiciais das comarcas de Apiacás, Nova Monte Verde e Alta Floresta nos dias 24, 25 e 26 de julho, respectivamente.
O principal objetivo do Programa Corregedoria Participativa é estreitar os laços entre o Poder Judiciário e a comunidade, promovendo a transparência e a participação cidadã nas atividades judiciais. A iniciativa visa garantir uma Justiça mais acessível e eficiente, observando a realidade e demandas de cada comarca.
Durante a visita às comarcas, os juízes-auxiliares Christiane da Costa Marques Neves e Emerson Cajango, representarão o corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, que participará das atividades de forma virtual, em razão da visita da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, a Cuiabá (MT).
Os magistrados visitarão prefeitos, promotores e a OAB. “A equipe da Corregedoria trabalha incansavelmente para estar presente em todas as comarcas de Mato Grosso. Estamos chegando agora no Nortão, nas comarcas de Apiacás, Nova Monte Verde e Alta Floresta, distantes cerca de 900 quilômetros da nossa capital. Essa é uma oportunidade única para troca de experiências com aqueles que utilizam do Poder Judiciário nesta região, para entendermos a realidade local. Então, faço um convite para que a sociedade participe e contribua diretamente na construção de um Poder Judiciário cada vez melhor”, disse o corregedor.
De forma paralela, a equipe do juiz-auxiliar Emerson Cajango realizará as correições nas unidades judiciais destas comarcas. “É uma atividade inerente às atividades da Corregedoria, um trabalho para corrigirmos pontos que necessitam de atenção. Além disso, também buscamos identificar boas práticas que podem ser replicadas em outras comarcas”, lembrou o magistrado.