A vencedora do SuperChef da Educação – Melhores Receitas Rede Estadual de Ensino – foi Vanessa dos Santos, da Escola Estadual Teotônio Carlos da Cunha Neto, de Confresa, que ganhou um notebook e terá a receita inclusa no cardápio escolar da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT), em 2024. A final do concurso foi nesta quarta-feira (11.10).
A ganhadora preparou um macarrão primavera. Ela afirmou que pensou em um prato fácil e que agradaria a maioria dos alunos, com muitos temperos regionais.
“E deu super certo e hoje estou feliz por essa conquista que não é somente minha, mas de todos os profissionais da Educação e, principalmente, dos alunos porque muitos ainda têm essa alimentação como principal do dia”, disse.
Em 2º lugar, ficou Valéria dos Santos Batista, da Escola Estadual Militar Tiradentes, em Pontes e Lacerda, que preparou uma moqueca nutritiva de banana da terra e cenoura e recebeu como prêmio um aparelho celular. Já em 3º lugar, ficou Patrícia dos Reis, da Escola Estadual Maria Quitéria de Castanheira, de Juína. Ela fez um prato de escondidinho de batata doce com carne moída e arroz e ganhou um tablet.
O evento teve como objetivo valorizar o papel dos profissionais da nutrição escolar na promoção da alimentação saudável e adequada no ambiente escolar, além de incentivar a utilização de alimentos da agricultura familiar, conforme determina o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
As receitas foram preparadas pelos finalistas, que representaram as 14 diretorias regionais de educação. Durante a competição, os concorrentes foram divididas em três baterias e tiveram 1 hora e 30 minutos para produzir os pratos e apresentá-los aos jurados.
Os critérios avaliados pelos renomados chefs Rafael Caliman, Emerson Domingues e Raphael Maimoni, incluíram o modo de preparo, boas práticas, apresentação, sabor, organização da bancada, limpeza, manipulação dos alimentos, higiene e tempo de produção.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que além do reconhecimento pelo esforço e criatividade, o governador Mauro Mendes irá entregar os prêmios pessoalmente, em data a ser agendada com governador no Palácio Paiaguás. “Elas vão oferecer um almoço especial ao governador, que vai experimentar um dos pratos que estará no cardápio escolar no ano que vem”.
O chef Rafael Caliman ressaltou a importância de priorizar a alimentação escolar como base para o bem-estar físico e emocional, permitindo que os alunos desenvolvam hábitos alimentares saudáveis. Segundo ele, essa é uma forma de levar a nutrição para todos os estudantes da rede, contribuindo para um bom desempenho escolar.
Todos os 14 finalistas receberam certificados e um prêmio por antecipação do Instituto de Gastronomia das Américas (IGA). Elas tiveram a oportunidade de participar de um workshop de gastronomia online em seus municípios.
A competição SuperChef da Educação reforça o compromisso da Seduc-MT em promover uma alimentação saudável e adequada nas escolas, valorizando o trabalho dos profissionais da nutrição e incentivando a utilização de alimentos provenientes da agricultura familiar.
“Essa iniciativa contribui para a formação de hábitos alimentares saudáveis entre os estudantes, garantindo seu bem-estar e desenvolvimento”, finalizou a coordenadora de Alimentação Escolar da Seduc, Luana Leão.
As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.
Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.
Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.
O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.
“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.
“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.
Tolerância Zero
Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.
As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.
Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).
A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.