Connect with us

Cuiabá

Profissionais do novo CEIC Clóvis Dias Ferreira participam de formação visando o início das atividades escolares

Publicado

em

Profissionais da educação que irão atuar no novo Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC) Clóvis Dias Ferreira, localizado no Loteamento Voluntários da Pátria, na região do bairro Pedra 90, participam até o próximo dia 23, de um ciclo de formação visando o início das atividades educacionais, na semana que vem. As obras da unidade foram entregues pela gestão Emanuel Pinheiro no último mês de maio. O maior Centro Educacional Infantil Cuiabano, modelo criado pela atual administração, da rede pública municipal de educação, vai atender 176 crianças do Maternal, Jardim I e II, na faixa etária de 1 ano e 1 mês a 3 anos e 11 meses de idade.

Na próxima segunda-feira (28), começam as atividades escolares no novo Centro Educacional. No ciclo de formação são abordados temas como Direitos e Deveres dos Profissionais da Educação, Código de Ética dos Agentes Públicos, Estatuto da Criança e do Adolescente, Práticas de Inclusão e Flexibilização Curricular na Educação Infantil, Alimentação Escolar, Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), Rotina Universalizada e programas e projetos desenvolvidos pelas unidades como o Programa Quem Falta, Faz Falta voltado a frequência e permanência da criança na Educação Infantil, Rede de Prevenção às Situações de abuso e violência contra a criança, entre outros.

A diretora Kélvia Leticia Santos Machado disse que o aprendizado que os profissionais terão nesta formação, é voltado para atender os estudantes. “Estamos em formação, aprendendo sobre os cuidados com as crianças. Todo aprendizado que teremos nesses dias foram pensados para que possamos atender da melhor maneira possível nossos estudantes. Nosso maior foco é que eles sejam bem atendidos, para que possam se desenvolver plenamente. Essa preparação é só o começo para que a gente tenha um semestre maravilhoso. Para isso contamos também com o apoio da comunidade, para fortalecermos esse vínculo, escola e famílias”, disse ela.

A Técnica em Manutenção e Infraestrutura (TMIE), na função de Auxiliar de Serviços Gerais Francilene da Cruz França disse que o ciclo de formação é fundamental. “Hoje estamos tirando o dia para aprender mais sobre como atender os nossos estudantes. Hoje estamos sendo incentivados e ampliando nossos conhecimentos. Nosso principal objetivo é atender a nossa comunidade, as crianças”, disse Francilene. “Eu particularmente venho sonhando com essa unidade há muito tempo. Eu moro na região. Acompanhei a obra e hoje estou muito contente e cheia de expectativas. Estamos cheios de amor, para receber as crianças.

A coordenadora pedagógica Rosenilde Lindolfo disse que está pronta para auxiliar os profissionais da unidade. “A comunidade está muito contente e os pais não veem a hora de iniciar as atividades na unidade. Estamos todos muito felizes. Após a formação, esta semana teremos reuniões internas com as Técnicas de Desenvolvimento Infantil para que possamos preparar a unidade para receber os estudantes”, disse a coordenadora.

A coordenadora de Formação, Eliane Oliveira Mendes Quinhone falou sobre o Programa Inicial para Nova Unidades. “Esta é mais uma ação que demonstra a preocupação da Secretaria Municipal de Educação com a qualidade do atendimento às crianças, com a importância que o cuidar e educar assume, desde os bebês, para garantir o melhor a todas as crianças”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora