Durante toda a semana, coordenadores, diretores e gestores do Município, passam pela formação “Para Semear a Paz e Fortalecer a Justiça”. A ação é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação (Semed) e Secretaria de Assistência Social (Semas), com o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur), e do CEJUSC da Comarca de Sorriso.
A capacitação está sendo realizada no Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação de Sorriso (CEMFOR), pelos facilitadore de Círculo de Paz, que utilizam a ferramenta restaurativa do Poder Judiciário de Mato Grosso, que tem demonstrado através de sua atuação, a eficiência e a eficácia em diversos casos, sobretudo nas escolas e, entre as famílias. A metodologia utilizada nos círculos de paz, tem o objetivo de dar voz aos participantes, proporcionar a igualdade, resgatar a cultura do diálogo e da pacificação social, por meio da conscientização das novas gerações.
Os Círculos de Construção de Paz nas escolas, constituem uma ferramenta da Justiça Restaurativa, fomentada pela Resolução n.º 225/2016, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com tribunais, comunidade e redes de garantia de direitos locais e ainda em consonância com a lei municipal n. 3.366 de 26 de abril de 2023 que criou o Programa Municipal de Práticas de Construção de Paz nas Escolas.
Nesta primeira etapa serão capacitados 150 profissionais, entre representantes de escolas, municipais, particulares, estaduais, Escola Militar e membros da Assistência Social.
“A Semas participa dessa formação, por entender a importância do programa do Círculo de Construção de Paz na sociedade; atendemos diariamente, famílias com vínculos rompidos e em vulnerabilidade social, e com essa capacitação, nossas equipes compreenderão melhor as situações e assim, podem chegar a um consenso de como ajudar as famílias que procuram nossos serviços”, pontua, Jucélia Ferro, secretária de Assistência Social.
“Momento muito importante para nossos profissionais. O programa de construção do Círculo de Paz irá contribuir muito com as nossas unidades escolares, uma vez que, a criança perpassa por etapas onde ela aprende a lidar com suas emoções e autocontrole. O projeto dá voz e vez, a cada pessoa diante dos seus conflitos, consigo mesmo, e em todas as etapas da vida” reforçou, Lúcia Drechsler, secretária de Educação.