Connect with us

Diamantino

Profissionais da saúde passarão por qualificação e Unidades de Saúde terão horário de funcionamento alterado em Diamantino

Publicado

em

100% dos profissionais da rede municipal de saúde participarão, entre os dias 21 a 24 de março, da primeira etapa de implantação do projeto Saúde Redes, que visa organizar a atenção básica de saúde e aperfeiçoar a qualidade do atendimento à população. Devido a qualificação, algumas unidades básicas de saúde estarão fechadas e outras com equipe reduzida, confira o cronograma de funcionamento:

Unidade de Saúde

21 e 22 de março Unidade de Saúde 22 e 23 de março

ESF – Pé Branco

Fechado

ESF – Jardim Alvorada

Fechado

ESF – Bom Jesus

Fechado ESF – Central Fechado

ESF – Pedregal

Fechado ESF – Rural Fechado

ESF – Deciolândia

Equipe de Atendimento Reduzida 

ESF – Deciolândia

Equipe de Atendimento Reduzida 

ESF – Bairro da Ponte

Fechado ESF – Buriti Fechado
NASF Fechado Pronto Atendimento Equipe de Atendimento Reduzida 

Pronto Atendimento

Equipe de Atendimento Reduzida  CAPS Fechado
SAE/CTA Fechado Centro de Reabilitação I e I Fechado
Central de Regulação Equipe de Atendimento Reduzida  Laboratório Municipal Equipe de Atendimento Reduzida 
Laboratório Municipal Equipe de Atendimento Reduzida     
CEM Fechado    

A Secretaria Municipal de Saúde informa que todos os pacientes tiveram seus exames e consultas reagendados e que nenhum usuário deixará de ser atendido.

Marineze Meira, secretária de Saúde, reforçou a importância da qualificação dos profissionais da saúde para melhoria na qualidade do cuidado e acolhimento dos pacientes.

“O treinamento é de extrema importância para o bom funcionamento da rede municipal de saúde. Diamantino é a primeira cidade no Brasil a ser contemplada como pólo desse projeto. Por meio dele vamos elevar a qualidade do atendimento à população. Desta forma, eu peço a compreensão da comunidade sobre o horário de funcionamento de algumas unidades”, frisou.

A secretária ainda relembrou a população sobre as atribuições das Unidades Básicas de Saúde “Os ESFs atendem pacientes eletivos, ou seja, que não necessitam de atendimento emergencial, por isso, em casos excepcionais, podem ser reagendados. Os serviços de urgência e emergência não serão interrompidos durante o treinamento”. 

PROJETO SAÚDE REDES

Desenvolvido em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo (SP), o projeto Saúde Redes tem o objetivo de organizar a rede de atenção à saúde a fim de aperfeiçoar a qualidade do atendimento à população, tendo como alvo o cuidado com o paciente.

A adesão à ação foi firmada em fevereiro deste ano pelos prefeitos de seis municípios da região Centro Norte de Mato Grosso (Diamantino, São José do Rio Claro, Rosário Oeste, Nortelândia, Nobres e Alto Paraguai). Também são parceiros do projeto: o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT). 

As ações são financiadas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROAD – SUS), por meio de uma aliança com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde. 
 

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Diamantino

Diamantino articula o desenvolvimento de um novo protocolo na saúde

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou na quarta-feira, 30 de outubro, do encontro com o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) em Cuiabá-MT.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, o encontro teve como tema central a elaboração do “Protocolo de Prescrição de Medicamentos e Solicitação de Exames por Enfermeiro na Atenção Primária”.

“A iniciativa é inédita em nosso município e se tornará um projeto piloto a nível de Estado, com o objetivo de estabelecer diretrizes para a prescrição de medicamentos e solicitação de exames a serem realizados por enfermeiros na APS.”

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Bárbara Barroso, a Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atendimento no sistema de saúde e como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a APS é crucial para a comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde.

Bárbara Barroso ainda destacou a importância do novo protocolo e o apoio das equipes para a realização do mesmo.

“Pela primeira vez, em 28 anos, graças ao apoio do Secretário de Saúde Itamar Bonfim e ao empenho dos próprios enfermeiros da APS, estamos tornando institucional esse tipo de protocolo na APS.”

Ela ainda completou: “Dessa forma o profissional enfermeiro seja respaldado e ganhe mais autonomia diante das suas atribuições e a população possa ter mais acesso aos serviços de saúde de acordo com a agenda de cada ESF.”

Ainda segundo a Secretária Municipal de Saúde, a comissão composta por servidores da pasta está à frente da elaboração do projeto e conta com a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Diamantino (UNEMAT) e do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT).

O Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso destacou que “O desenvolvimento do protocolo representa um avanço importante para a enfermagem em Mato Grosso, oferecendo uma base de suporte contínuo e orientação para que os enfermeiros desempenhem suas atividades de forma ainda mais eficazes.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora