Connect with us

Diamantino

Profissionais da Saúde participam da roda de conversa “Não Sofra em Silêncio”

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e através do Pronto Atendimento, promoveu a roda de conversa “Não Sofra em Silêncio”. A ação foi voltada aos profissionais de saúde da unidade e reuniu 53 servidores, entre eles enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e radiologia, recepcionistas, atendente de farmácia, auxiliares de limpeza, lavanderia e copa.

De acordo com a coordenação do P.A, a ação foi pensada para dialogar com os profissionais de saúde. A iniciativa foi organizada de acordo com a escala de trabalho visando a participação de todos e planejado para que não interferisse nos atendimentos. O encontro também contou com o apoio dos acadêmicos de enfermagem do 10° semestre da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) no acompanhamento e orientação durante a roda de conversa.

A coordenadora de enfermagem da unidade, Adelita Aguiar, comentou sobre o objetivo da ação voltada aos profissionais da saúde.

“É um momento de escuta, para que todos possam compartilhar suas experiências e dores. A ação é uma forma de ajudar e reforçar que o servidor não está sozinho. Na oportunidade todos pontuaram melhorias que possam ser inseridas na unidade. Dessa maneira, é possível aproximar o profissional da equipe, incluindo o sentimento de valorização.”

Adelita Aguiar, ainda informou o impacto positivo que espera alcançar dentro da unidade com a ação.

“Um profissional saudável está mais preparado para cuidar dos pacientes. É muito importante que tenha esse olhar voltado para a saúde daqueles que cuidam com muito amor da nossa população. Durante os encontros houve uma boa aceitação, sendo bem aproveitado para todos os presentes.”

A técnica de enfermagem que trabalha há mais de um ano na unidade, Nair Pereira, explicou a atenção e o cuidado da organização na hora da abordagem com os profissionais.

“A convivência nos permite reconhecer no dia a dia quem está precisando de um momento de acolhimento e procuramos sempre fazer essa troca. Durante o encontro trabalhamos a dinâmica do espelho. Um espelho foi colocado dentro de um caixa e ao abrir a pessoa se deparava com a imagem dela mesma e através desse exercício trabalhamos a autoestima, o cuidado e a importância de reconhecer seu valor e suas conquistas.”

A enfermeira, Ludmilla Scarpatt, que dedica-se há quatros anos à unidade, avaliou a ação e agradeceu as equipes organizadoras pela ação realizada.

“É muito importante esse olhar voltado a nós e agradeço as equipes organizadoras pela iniciativa. Durante o encontro pude expressar pensamentos e sugerir melhorias. Sempre devemos estar atentos a nossa saúde como um todo. Reconhecer meu valor através desse encontro foi imensurável.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora