Connect with us

MATO GROSSO

Profissionais da rede estadual de ensino podem se inscrever para Encontro de Educação STEAM

Publicado

em

Profissionais da educação da rede estadual de ensino já podem se inscrever para o Encontro Nacional de Educação STEAM, que ocorrerá de 23 a 27 de setembro, presencialmente, na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo. O prazo termina em 22 de abril. Podem participar gestores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e professores do Ensino Fundamental II ou Ensino Médio.

Entre os inscritos de todo o país serão selecionados 250 participantes de forma proporcional entre todos os estados, sendo que 54 receberão bolsas para custear despesas com passagem aérea, hospedagem e alimentação. Os nomes dos selecionados – tanto para o evento como para as bolsas – serão anunciados no site do evento no dia 17 de junho.

O modelo de educação STEAM integra conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, possibilitando ao estudante se preparar para desafios como cidadão e também no mercado de trabalho. A meta do evento é, justamente, ampliar a rede de professores e gestores de educação que atuam com a metodologia.

Para isso, os participantes selecionados farão no encontro uma imersão na aprendizagem STEAM, aperfeiçoando o conhecimento sobre ferramentas digitais e metodologias inovadoras de ensino. Isso inclui técnicas de aprendizagem criativa e Maker, abordagens investigativas e interdisciplinares, de iniciação à pesquisa científica e tecnológica, e de empreendedorismo.

Além disso, terão a oportunidade de aprenderem a fazer o planejamento estratégico de políticas e ações de aprendizagem STEAM. Isso possibilitará que se tornem multiplicadores da prática em suas escolas.

As formações incluirão oficinas e palestras com líderes educacionais e de empreendedorismo, discussões em grupo; construções coletivas e dinâmicas utilizando técnicas de Design Thinking. Ao final, os participantes irão elaborar uma proposta de planejamento estratégico para ser implementada em seus respectivos estados.

Esta edição é organizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com o patrocínio master da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. A iniciativa conta ainda, com o apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), e da Poli-USP.

Mais informações e os formulários de inscrição poderão ser acessados através do site.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora