Connect with us

Cuiabá

Profissionais da educação que atendem a 1ª Infância participarão de palestras e oficinas durante o mês de agosto

Publicado

em

No próximo sábado (3), a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abre a terceira edição do Projeto Agosto: Mês das Infâncias – “Cuidar do Começo da Vida, Muda a Vida Toda”. Durante todo o mês, eventos formativos vão reunir coordenadores pedagógicos, professores e Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI) que atendem à 1ª Infância, com o objetivo de efetivar o Currículo da Educação Infantil cuiabana com ações pedagógicas sugeridas na Rotina Universalizada das unidades da Educação Infantil, tendo como eixo central interações e brincadeira.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, destacou que o Projeto tem como finalidade proporcionar momentos formativos com foco no processo de desenvolvimento e aprendizagem na 1ª infância, uma fase importante para a formação integral da criança. “A formação continuada dos profissionais possibilita a ampliação do repertório de referenciais teóricos, tematização das práticas, qualificação dos registros e compreensão da rotina considerando os tempos, espaços e materiais. Essa é a prioridade da gestão Emanuel Pinheiro, uma proposta pedagógica inclusiva, que respeita a singularidade de cada grupo etário e contempla a sua diversidade”, disse a gestora.

Na primeira edição do Projeto Agosto: Mês das Infâncias, realizado em 2022, os profissionais tiveram a oportunidade de participar de várias ações formativas, vivências e trocas de experiências significativas. Na segunda edição, em 2023, a proposta foi ampliar o repertório de referenciais teóricos, tematização das práticas e qualificação dos registros. Nesta edição, a intenção é compartilhar as concepções e estratégias propostas, a organização de espaços e materiais que potencializam o desenvolvimento integral de bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas, tendo como referência o Currículo da Escola Cuiabana.

Programação

Dia 03/08

  • Local: Hotel Fazenda Mato Grosso (Presencial)
  • Hora: 8h às 11h
  • Público-alvo: Equipes Gestoras das Unidades Educacionais que atendem à 1ª Infância (0 a 3 anos) e Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI)
  • Palestra Magna: “Vivências na Rotina da Unidade de Educação Infantil: A Criança como Sujeito”
  • Palestrante: Profª. Drª. Bruna Ribeiro

Dia 17/08

  • Local: 10 Unidades Educacionais
  • Hora: 07h30 às 11h
  • Público-alvo: Equipes Gestoras, TDI e professores que atendem à 1ª Infância
  • Oficinas Formativas:
    • Regional Norte: CEIC Nasla Joaquim Aschar, CEIC Naídes Rodrigues Ribeiro da Cruz e CMEI Névio Lotufo
    • Regional Sul: CMEI Aliane Fátima Rodrigues Monteiro, CMEI Governador José Garcia Neto, CMEI Jaira Cuiabano e CMEI Engenheiro Oscar Amélito
    • Regional Leste: CMEI Coronel José Meireles e CEIC Mariana Fernandes Macedo
    • Regional Oeste: EMEB Maria Eunice Duarte Barros

Dia 20 a 23/08

  • Local: Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC)
  • Hora: 07h às 11h e das 13h às 17h
  • Público-alvo: Professores de Educação Infantil que atendem à 2ª Infância (Pré-Escola)
  • Oficina Formativa do LEEI: Ser Criança na Educação Infantil: Infância e Linguagens
  • Formadores: Assessores da COC/CTE/DGE/SME

Dia 30/08

  • Local: Hotel Fazenda Mato Grosso
  • Hora: 7h30 às 14h30
  • Público-alvo: Equipes Gestoras das Unidades Educacionais que atendem à 1ª Infância (0 a 3 anos) e Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI)
  • Palestra: Infâncias: Diálogos e Possibilidades da Rotina Universalizada
  • Palestrante: Profª. Drª. Iury Lara

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora