Com o tema “Evoluindo a Educação e conectando o futuro com o agora”, a Secretaria de Educação realizou na manhã desta sexta-feira, 01 de março, o Workshopp Edtech da Robomind, de Educação e Tecnologia, voltado a gestores escolares, coordenadores e professores. O evento promoveu uma análise da educação atual e práticas que podem ser desenvolvidas durante as aulas de programação e codificação nas escolas.
Na ocasião, foram entregues kits e demais materiais que serão utilizados em sala de aula. Foram investidos mais de R$ 1 milhão pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, na compra do material, como destaca o professor e coordenador de Robótica Educacional, Helder Soares, que avaliou o curso como importante para atualização do método de ensino/aprendizagem.
“A educação tecnológica tem se tornado cada vez mais essencial no nosso dia a dia e para o nosso futuro. Esse curso nos proporcionou e agregou ainda mais conhecimento que serão repassados aos nossos alunos que futuramente irão representar o nosso Município em grandes competições. Afinal, a robótica engloba diversos conhecimentos e atividades interdisciplinares”, frisa.
André Sala, fundador da Robomind, ressalta que a empresa desenvolve soluções tecnológicas como instrumento para transformar a educação e o projeto visa, num curto espaço de tempo, preparar jovens para o mundo da tecnologia.
“Criamos uma solução em robótica educacional que está presente hoje nas melhores escolas privadas do país e está presente também em prefeituras bastante inovadoras. Onde os estudantes têm acesso aos melhores kits de robótica educacional do mundo e ao material didático de ponta que ajuda o aluno a construir e a programar robôs nesse novo século”, disse.
A secretária de Educação ressalta que a Robótica tem se tornado bem atrativa nas escolas, principalmente após alguns alunos se destacaram e ganharem prêmios, medalhas e até bolsa de iniciação científica. Para a gestora da Educação, todo esse reconhecimento contribui e aguça ainda mais a vontade das crianças para ingressar no ramo tecnológico.
“O programa de Robótica está sendo implantado na sétima unidade escolar municipal. E para continuarmos avançando na educação tecnológica e científica, estão sendo investidos mais de R$ 1 milhão na entrega de kits aos professores, que poderão dividir com os alunos todo esse conhecimento na construção de novos programadores e cientistas. Somos gratos ao nosso prefeito Ari e ao vice Gerson, por todo carinho e por todo empenho pela educação de Sorriso”, pontua a secretária de Educação, Lúcia Drechsler.
O programa de Robótica, que iniciou em 2021, atende atualmente sete escolas, incluindo a Escola Gente Sabida, que terá início este ano.
“De lá para cá, percebemos o avanço tanto na aprendizagem quanto na autoestima e na criatividade dos nossos alunos da Rede. Tanto é que fomos ampliando ano após ano em várias unidades escolares e, com pretensão, para seguirmos com o projeto para outras escolas, brevemente”, finaliza a secretária.