Nesta quinta-feira (29 de fevereiro), será lançada a 22ª edição do programa Magistratura e Sociedade, com uma entrevista com a professora de Filosofia Lúcia Helena Galvão, integrante da Nova Acrópole Brasil.
Lúcia Helena é entrevistada pelo juiz e professor de Filosofia da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), Gonçalo Antunes de Barros Neto, e fala sobre o tema ‘Um Olhar Filosófico sobre as Decisões Humanas’.
O programa Magistratura e Sociedade é uma iniciativa promovida pela Esmagis-MT, com apoio da Coordenadoria de Comunicação do Tribunal de Justiça.
“Dentro de cada juiz deve haver um humanista profundo, aquele que tem um profundo interesse na psique humana. Entendê-la com uma profunda empatia e o amor mesmo pela condição humana. Saber como ser justo, como dar a ela uma possibilidade de aperfeiçoamento, e não apenas a punição. Que a justiça não seja apenas punitiva, mas que seja restaurativa”, assinalou.
“Um homem que ama a justiça e direciona os seus ensinamentos, as suas descobertas, os seus aprendizados para a justiça, ele é uma pessoa muito adequada para uma função de juiz. Alguém que ama a verdade, que ama a sabedoria, é uma pessoa muito voltada para a função de filósofo”, complementou.
Clique neste link para assistir à chamada do programa. https://www.youtube.com/watch?v=0SzBBjX68iU
O programa completo será disponibilizado no canal oficial do TJMT no YouTube. https://www.youtube.com/@TJMTOFICIAL/videos
Magistratura e Sociedade – A ação pedagógica tem o objetivo de ampliar o conhecimento de magistrados e magistradas em Ciências Sociais e estabelecer permanente e duradouro diálogo entre os juízes(as), desembargadores(as) e o mundo acadêmico, a fim de estimular a pesquisa e o estudo das ciências sociais e humanas. A iniciativa também visa humanizar os julgadores que são responsáveis por decidir cotidianamente a vida de cidadãos.
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: Print de tela com fundo azul onde aparece uma fotografia da entrevistada. Ela é uma mulher branca, de cabelos castanhos ondulados, que usa brincos grandes e sorri para a foto.
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT