Connect with us

Cuiabá

Professora, diretora escolar e em tantas outras funções, Fernanda Lutterback fala sobre sua dedicação à educação e ao serviço público.

Publicado

em

Fernanda Vieira de Paula Lutterback, diretora da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Madre Marta Cerutti, iniciou sua trajetória na rede pública municipal de educação de Cuiabá em fevereiro de 2000, como professora concursada de Língua Inglesa. Desde então, dedica-se com entusiasmo à educação pública, com a missão de proporcionar uma formação integral e significativa para os estudantes. A profissional lembra com carinho do início da sua jornada na Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Nossa Senhora da Penha de França, no Distrito de Coxipó do Ouro, onde atuou até 2004. De 2005 a 2007, trabalhou na EMEBC Benedita Xavier Rodrigues, no Distrito de Nossa Senhora da Guia, e, a partir de 2008, passou a integrar a equipe da EMEB Madre Marta Cerutti, instituição onde, segundo ela, teve a oportunidade de desempenhar funções significativas.

“Ao longo dos anos, além de professora de Inglês e Artes, atuei como secretária, presidente do Conselho Deliberativo da Unidade Escolar (CDUE) e professora articuladora do Programa Mais Educação. Em fevereiro de 2020, fui designada para a Direção da EMEB Madre Marta Cerutti, com o compromisso de fortalecer a comunidade escolar e garantir um ambiente propício para o desenvolvimento integral dos alunos”, conta Fernanda.

Foi durante sua gestão que os profissionais da unidade enfrentaram um dos maiores desafios: promover resultados expressivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e nos indicadores de avaliação externa. “Em 2023, a EMEB Madre Marta Cerutti se destacou tanto na Prova Cuiabá quanto na Avalia MT, reforçando o compromisso de todos os servidores com a excelência educacional. Esses resultados são frutos de um trabalho colaborativo entre a equipe gestora, os professores, os servidores e as famílias. Nosso objetivo agora é manter ou até mesmo superar esses índices em 2024, garantindo que cada aluno alcance resultados ainda mais altos”, disse ela.

Ao falar sobre sua visão da educação e o papel do servidor público, ela se emociona, pois acredita que está profundamente ligada ao compromisso com o bem-estar da comunidade e à valorização dos profissionais que, diariamente, constroem um futuro melhor. “Acredito que a educação pública de qualidade é um direito inalienável e que o servidor público tem a responsabilidade de atuar com excelência, sempre buscando inovação e aprimoramento. Em uma gestão que valoriza seus servidores, como é o caso do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, juntamente com a secretária de Educação, Edilene Machado, e sua equipe, o ambiente de trabalho na EMEB Madre Marta Cerutti se torna mais colaborativo, produtivo e capaz de promover mudanças significativas”, destacou a diretora.

Para ela, o servidor público não exerce apenas funções técnicas, mas também é um agente transformador da sociedade. “Nesse sentido, valorizamos profundamente o papel que cada profissional desempenha na escola, desde os professores, passando pelos técnicos, até a equipe de apoio, pois sei que o sucesso de nossos alunos é resultado desse trabalho conjunto”, salientou.

Fernanda disse que, com essa visão, continua firme no compromisso de garantir que a EMEB Madre Marta Cerutti seja uma referência em educação pública de qualidade. “Uma unidade educacional onde os alunos possam desenvolver suas habilidades e competências para enfrentar os desafios da vida e onde os servidores se sintam respeitados, reconhecidos e motivados a contribuir cada vez mais, fazendo a diferença com muito amor, carinho e compromisso por uma educação pública realmente de qualidade”, salientou a educadora.

“Neste dia de tantos significados, desejo a todos os servidores públicos um excelente e abençoado Dia do Servidor Público, e que possamos fazer a diferença positiva na sociedade com orgulho e responsabilidade”, disse Fernanda.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora