Agronegócio

Produção brasileira de amendoim cresceu 60% nos últimos 3 anos

Publicado

em

O Brasil está se tornando um grande produtor de amendoim. Apesar de que no mercado internado o amendoim seja tradicionalmente associado a doces e quitutes de festas juninas, no mercado internacional há um enorme potencial a ser explorado.

Nos últimos três anos, a produção de amendoim cresceu incríveis 60%, atingindo uma marca de quase 900 mil toneladas. Em 2022, as exportações alcançaram a marca de 285,6 mil toneladas, gerando uma receita de US$ 333,4 milhões, o que levou o Brasil ao 6º lugar no ranking mundial de exportadores de amendoim, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).

Além do amendoim em grão, o Brasil também exporta óleo de amendoim bruto, embora seja um produto de menor valor agregado, com destinos como a China e a Itália. No ano passado, o país enviou 152 mil toneladas de óleo de amendoim, gerando uma receita de US$ 133,48 milhões, um grande aumento em relação às 84 mil toneladas exportadas em 2021.

A produção de amendoim no Brasil se concentra principalmente no estado de São Paulo, que é responsável por cerca de 93% da safra nacional, de acordo com a Abicab. O interior do estado de São Paulo abriga diversas empresas que estão aproveitando as oportunidades do mercado de amendoim e colhendo os benefícios desse crescimento.

Fonte: Pensar Agro

Copyright © 2022 Oeste News