Connect with us

MATO GROSSO

Procurador-geral de Contas destaca TCE-MT como referência nacional em transparência pública

Publicado

em

Crédito: Diego Rodrigues/MPC
Ilustração
Procurador-geral de Contas, Alisson Alencar, destacou TCE-MT como referência nacional em transparência pública. Clique aqui para ampliar.

O procurador-geral de Contas, Alisson Alencar, destacou, na manhã desta quarta-feira (4), o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) como referência nacional em transparência pública. O pronunciamento foi realizado durante a solenidade de conclusão do 3° ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), no auditório da Escola Superior de Contas, que contou com a participação de prefeitos, auditores, controladores internos e servidores de diversos municípios de Mato Grosso, além de autoridades locais.

Na ocasião, das 288 unidades avaliadas, 69 unidades gestoras foram certificadas com os selos de qualidade Diamante, Ouro e Prata. O Programa Nacional de Transparência Pública obteve um aumento de 53% no número de portais de órgãos públicos que alcançaram nível de qualidade superior a 75% dos 124 critérios de avaliação. 

O procurador-geral de Contas elogiou a iniciativa do TCE-MT e ressaltou a importância da transparência para a administração pública e a sociedade. “Eu me sinto muito honrado em participar desta solenidade, que celebra o sucesso e a excelência de instituições comprometidas com a transparência em suas gestões. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas é essencial. A transparência traz benefícios para a gestão pública, gera valor, confiança e maior informação para a sociedade, fortalecendo a democracia e a eficiência administrativa”, afirmou.

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Sérgio Ricardo, destacou que a transparência está diretamente associada à competência e eficiência na gestão pública. Ele celebrou o crescimento de 53% nos índices de transparência e ressaltou o compromisso do TCE-MT em oferecer cursos permanentes para orientar e preparar gestores. “Nosso objetivo é auxiliar as administrações públicas, promovendo capacitação, para que erros sejam evitados e a gestão seja cada vez mais eficiente”, afirmou.

O PNTP é liderado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), pelo Tribunais de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

Alencar destacou ainda o protagonismo do TCE-MT na promoção da transparência. “Ouso dizer que, no Brasil, não há instituição que estimule mais a transparência do que o TCE-MT. Parabenizo o conselheiro Sérgio Ricardo por apoiar esta iniciativa e o conselheiro Antônio Joaquim, que, lá atrás, lutou para que os Tribunais de Contas se tornassem referência em transparência, incentivando outras instituições brasileiras a seguirem o mesmo caminho”, declarou.

De acordo com o coordenador nacional do Programa e ouvidor-geral do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, o programa tem o objetivo de propiciar ferramentas claras para a sociedade através do controle social. “Reafirmo a minha paixão pela cidadania e controle social. Todos os países só avançam quando a sociedade participa, na forma de contribuir com críticas. A democracia só vai ser adequada e com qualidade se a sociedade evoluir na qualidade das suas escolhas e só se evolui participando no dia a dia da gestão pública”, concluiu.

Assessoria Ministério Público de Contas

Fonte: TCE MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

PM prende homem por violência doméstica e apreende arma de fogo e munições em residência

Publicado

em

Por

Policiais militares do município de Planalto da Serra prenderam um homem, de 46 anos, por lesão corporal motivada por violência doméstica, na tarde desta quinta-feira (26.12). Com o suspeito, foram apreendidos um revólver calibre .38 e 912 munições de diversos calibres.

De acordo com o boletim de ocorrência, uma mulher, de 52 anos, procurou a polícia e informou ter sido agredida e ameaçada de morte por seu esposo. A vítima relatou que as ameaças ocorreram depois de uma festa natalina, após receber uma mensagem no celular, em que o suspeito pegou seu aparelho e respondeu se passando por ela.

Após as comemorações e retornarem para casa, a vítima foi ameaçada de morte pelo suspeito, que também tentou enforcá-la. As agressões continuaram em sua residência. Em determinado momento, a mulher conseguiu fugir e acionar a PM.

Os policiais se deslocaram até a residência do casal em busca pelo suspeito, que foi localizado e detido no local. Em buscas no imóvel, foram encontrados um revólver calibre .38, 141 munições intactas e 771 deflagradas de vários calibres, além de outros materiais como uma balança de precisão, três lunetas, caixas de espoletas e vidros de pólvora.

Diante dos fatos, o suspeito foi encaminhado à Delegacia, junto com o material apreendido, para as providências que o caso requer.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

*Sob supervisão de Hallef Oliveira

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora