A equipe do Procon Sinop esteve no Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Sinop (PreviSinop), para fazer um alerta aos segurados da instituição sobre as modalidades de golpes financeiros, armadilhas criadas pelos criminosos para obtenção de dados pessoais, além de orientações sobre os direitos e deveres do consumidor.
Segundo o diretor do órgão, Vilson Barozzi, a gestão municipal está empenhada em conscientizar os munícipes quanto a esses crimes. “Ter acesso à informação é crucial, tanto para a defesa pessoal do consumidor, quanto para que ele possa ter um equilíbrio econômico, fazendo boas compras. Todas essas reflexões, vão de encontro com as questões que esta gestão busca, em prol de melhorias na vida do cidadão. Só conseguiremos uma sociedade mais justa, a partir do momento em que o cidadão tiver consciência do seu papel”, destacou.
Outro ponto importante da palestra foi a orientação quanto aos cuidados com a internet. As facilidades proporcionadas pelo mundo digital como: Compras de produtos, transações financeiras, solicitações de serviços via internet, são alguns dos atrativos que otimizam o tempo e evitam transtornos como trânsito e outros imprevistos que podem implicar, diretamente, na vida dos consumidores, que buscam uma loja física. No entanto, para usufruir de tal comodidade, é preciso ficar atento aos riscos em meio a esse universo virtual.
O líder de atendimento do Procon, Juliano Godin, salientou que um “clique”, é suficiente para que os criminosos obtenham dados da vítima e orienta: “Muita atenção ao visitar sites e clicar em qualquer mensagem. Ao aceitar os “cookies”, a pessoa está autorizando acesso aos seus dados. Sempre que puder, recuse essa alternativa. Caso a página não der essa opção, é preferível visitar outro site”, frisou.
Embora ninguém esteja livre dessas situações, o público mais vulnerável destes meliantes, são os aposentados, pessoas idosas e pessoas com pouca instrução, de acordo com as informações da equipe do órgão.
Outro momento chave da palestra foi a fala de Barozzi aos participantes que reforçou. “O consumidor precisa saber que o Procon é o seu aliado. Dúvida quanto algum produto, garantias, idoneidade de um determinado fornecedor ou mesmo aquelas ligações insistentes e inconvenientes, procure o Procon”.
Para a aposentada Marta Lucia Mazzetti Thibes, a palestra foi produtiva e garantiu que vai procurar o órgão caso tenha alguma dúvida. “Os palestrantes foram detalhistas e simples em cada orientação. Coisas que no nosso dia a dia passam despercebidas, mas que hoje, depois dessa conversa, colocaremos em prática o que aprendemos. Com certeza vai ficar mais fácil identificar se estamos fazendo uma compra segura ou perceber se estamos caindo em algum golpe. Na dúvida, é só procurar o Procon. Eles vão saber nos orientar, como fizeram aqui na palestra conosco. E é bom saber que temos uma instituição séria, que preza pelos nossos direitos como consumidor”, ressaltou.
Para a servidora aposentada Maria Carmem Santorelli a palestra levantou alguns questionamentos quanto às dívidas e compras desnecessárias. “Isso é importante para que a gente não adquira uma dívida de algo supérfluo ou com preço exorbitante pelo imediatismo das nossas vontades. Tudo que foi dito, é o que acontece no nosso cotidiano, mas que requer um olhar minucioso da nossa parte para evitarmos transtornos futuros na nossa vida. Mais uma vez o PreviSinop de forma assertiva, nos presenteou com esta palestra. Só temos a agradecer”, concluiu.
O Procon, além dos atendimentos presenciais de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h, possui outros canais de comunicação, sendo: Através dos telefones (66) 3531 8987/ (66) 3531 1512 ou pelo site procon@sinop.mt.gov.br . As denúncias podem ser feitas de forma anônima.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT