O Procon Estadual registrou 3.577 atendimentos em março. No sistema ProConsumidor foram 1.406 registros e na plataforma online Consumidor.gov.br foram 2.171 reclamações em Mato Grosso.
A categoria “Serviços Financeiros” apresenta maior quantidade de reclamações, com total de 1.538 registros (559 no ProConsumidor e 979 no Consumidor.gov.br). O assunto mais reclamado dentro dessa área é “Cartão de Crédito/Cartão de Débito/Cartão de Loja”, com 456 reclamações (136 no ProConsumidor e 320 no Consumidor.gov.br).
Em segundo lugar está “Demais Serviços” – categoria que engloba prestação de serviços diversos, como de assessoria jurídica e financeira, serviços de internet, entrega, estética, suporte, reparo e manutenção, TV por Assinatura, entre outros – com 408 registros: 177 no ProConsumidor e 231 no Consumidor.gov.br. A área “Água, Energia, Gás”, com 401 atendimentos, ocupa o terceiro lugar do ranking, com 287 atendimentos no ProConsumidor e 114 no Consumidor.gov.br.
Na quarta posição, a área “Telecomunicações” registrou 371 reclamações, sendo 121 no ProConsumidor e 250 no Consumidor.gov.br. Em quinto lugar está a área “Demais Produtos” – esta categoria engloba produtos como vestuário e artigos de uso pessoal, utilidades domésticas, veículos, cosméticos e perfumaria, equipamentos de esporte e lazer, entre outros – com 196 registros: 107 no ProConsumidor e 89 no Consumidor.gov.br.
Confira, no gráfico abaixo, o total por área nos dois sistemas:
ÁREA |
PROCONSUMIDOR |
CONSUMIDOR.GOV.BR |
TOTAL |
Serviços Financeiros |
559 |
979 |
1.538 |
Demais Serviços |
177 |
231 |
408 |
Água, Energia e Gás |
287 |
114 |
401 |
Telecomunicações |
121 |
250 |
371 |
Demais Produtos |
107 |
89 |
196 |
Transportes |
21 |
192 |
213 |
Produtos de Telefonia e Informática |
37 |
108 |
145 |
Turismo/Viagens |
23 |
81 |
104 |
Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos |
35 |
59 |
94 |
Educação |
46 |
40 |
86 |
Saúde |
42 |
17 |
59 |
Habitação |
12 |
7 |
19 |
Alimentos |
8 |
4 |
12 |
TOTAL |
1.406 |
2.171 |
3.577 |
Acesse o relatório completo do sistema ProConsumidor e os gráficos da plataforma Consumidor.gov.br .
Fonte: Governo MT – MT