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MATO GROSSO

Procon Estadual registra 3.577 atendimentos em março

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O Procon Estadual registrou 3.577 atendimentos em março. No sistema ProConsumidor foram 1.406 registros e na plataforma online Consumidor.gov.br foram 2.171 reclamações em Mato Grosso.

A categoria “Serviços Financeiros” apresenta maior quantidade de reclamações, com total de 1.538 registros (559 no ProConsumidor e 979 no Consumidor.gov.br). O assunto mais reclamado dentro dessa área é “Cartão de Crédito/Cartão de Débito/Cartão de Loja”, com 456 reclamações (136 no ProConsumidor e 320 no Consumidor.gov.br).

Em segundo lugar está “Demais Serviços” – categoria que engloba prestação de serviços diversos, como de assessoria jurídica e financeira, serviços de internet, entrega, estética, suporte, reparo e manutenção, TV por Assinatura, entre outros – com 408 registros: 177 no ProConsumidor e 231 no Consumidor.gov.br. A área “Água, Energia, Gás”, com 401 atendimentos, ocupa o terceiro lugar do ranking, com 287 atendimentos no ProConsumidor e 114 no Consumidor.gov.br.

Na quarta posição, a área “Telecomunicações” registrou 371 reclamações, sendo 121 no ProConsumidor e 250 no Consumidor.gov.br. Em quinto lugar está a área “Demais Produtos” – esta categoria engloba produtos como vestuário e artigos de uso pessoal, utilidades domésticas, veículos, cosméticos e perfumaria, equipamentos de esporte e lazer, entre outros – com 196 registros: 107 no ProConsumidor e 89 no Consumidor.gov.br.

Confira, no gráfico abaixo, o total por área nos dois sistemas:

ÁREA PROCONSUMIDOR CONSUMIDOR.GOV.BR TOTAL
Serviços Financeiros 559 979 1.538
Demais Serviços 177 231 408
Água, Energia e Gás 287 114 401
Telecomunicações 121 250 371
Demais Produtos 107 89 196
Transportes 21 192 213
Produtos de Telefonia e Informática 37 108 145
Turismo/Viagens 23 81 104
Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos 35 59 94
Educação 46 40 86
Saúde 42 17 59
Habitação 12 7 19
Alimentos 8 4 12
TOTAL 1.406 2.171 3.577



Acesse o relatório completo do sistema ProConsumidor e os gráficos da plataforma Consumidor.gov.br .

Fonte: Governo MT – MT

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MATO GROSSO

MT é referência e tem série histórica de atendimentos em saúde especializada

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No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado neste sábado (21.09), o Governo de Mato Grosso destaca os investimentos e atendimentos prestados no Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) e no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi). Todas as unidades estão localizadas em Cuiabá e geridas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

Nos últimos cinco anos, o Ceope registrou 91.568 atendimentos, sendo 22.129 apenas no primeiro semestre de 2024. A diretora Martha Maria Pereira expressou seu orgulho pelo papel da unidade que é referência no atendimento odontológico de pessoas com deficiência. “Atendemos pacientes de todo o Estado, com um tratamento completo e humanizado, de acordo com as necessidades de cada um, sejam elas físicas ou intelectuais”, afirma.

Recentemente, foram instaladas 78 próteses, tanto totais quanto parciais removíveis, e atualmente, a unidade conta com 11.851 pacientes cadastrados. “Neste dia 21, temos muito a comemorar. Ampliamos em 132% os atendimentos aos pacientes do interior e estamos em processo de troca dos equipamentos odontológicos, com a aquisição de dois novos aparelhos de raios X”, ressalta Martha.

O Ceope atua no diagnóstico precoce do câncer de cabeça, pescoço e boca, promovendo um atendimento inclusivo, em um ambiente moderno e adaptado. “Estamos comprometidos em garantir que os pacientes com deficiência sejam tratados com dignidade por profissionais capacitados”, enfatiza a diretora.

Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac)
Foto por: Secom-MT

Já o Cridac, que tem a primeira-dama Virginia Mendes como madrinha, é reconhecido pelo trabalho no atendimento a pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Nosso compromisso é oferecer um espaço seguro e acolhedor para os pacientes, com uma sala sensorial voltada especificamente para as necessidades do autista”, explica a diretora, Suely Souza Pinto. O local está passando por reformas e adquiriu novos aparelhos, com um investimento de R$ 20 milhões do Governo do Estado.

A unidade atende cerca de 300 pacientes com TEA e oferece serviços multidisciplinares que representam 34% da oferta de consultas médicas. Desde 2019, o Cridac já concedeu 6.431 cadeiras de rodas e 6.125 Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPM).

O CAPSi, por sua vez, oferece atendimento a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves. Em 2024, a unidade já realizou 6.675 atendimentos, um aumento de 27% em relação ao ano anterior. Com um investimento de R$ 2,5 milhões na reforma do novo prédio, a unidade implementa um atendimento multidisciplinar que inclui médicos psiquiatras, psicólogos e fisioterapeutas. “Desenvolvemos um projeto terapêutico singular para cada jovem e criança, visando a melhoria do sofrimento do paciente”, ressaltou o diretor da unidade, Paulo Henrique de Almeida.

Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil
Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

A secretária adjunta de Unidades Especializadas da SES, Caroline Dobes, destaca a importância desses atendimentos para a população mato-grossense. “O Ceope, o Cridac e o CAPSi são essenciais para a saúde pública do Estado, garantindo que as pessoas com deficiência recebam a atenção necessária de forma digna e respeitosa”.

“Com esses avanços, reafirmamos o compromisso da atual gestão com a inclusão e a saúde de todos os cidadãos. Reconhecemos que o direito à saúde é um direito de todos”, conclui o secretário de Estado da SES, Juliano Melo.

Fonte: Governo MT – MT

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