O Procon Municipal de Sinop/MT, representado pelo Diretor de Gestão, Dr. Vilson Barozzi e o Coordenador, Dr. João Guilherme Rossi Assis, marcaram presença na Câmara dos Deputados em Brasília/DF, na última semana, para participar da audiência pública requerida e presidida pela Deputada Federal, Dra. Gisela Simona, com intuito de debater os golpes e fraudes que afetam o sistema financeiro e consequentemente prejudicam o consumidor.
Estiveram presentes os representantes do Banco Central do Brasil, Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – IDEC, Associação Brasileira dos Procons – PROCONS BRASIL, Procons Municipais e Estaduais, Ministério Público – MPCOM, Defensoria Pública – NUDECON, Delegacia do Consumidor e do Deputado Federal, Dr. Celso Russomano.
Inicialmente, foi pontuado que a maioria dos golpes ocorrem por meio de “contas laranjas”, especialmente abertas em bancos digitais. Portanto, antes de efetuar qualquer transferência de valores, confira atentamente se, no campo “beneficiário” ou “recebedor”, consta exatamente o nome da pessoa física e o CPF ou, sendo pessoa jurídica (empresa), a razão social e o CNPJ daquele que se pretende concluir o pagamento. Na dúvida, não faça o pagamento/transferência e consulte o gerente da sua conta bancária.
Também foi ressaltado que, com o assentamento da pandemia, o mundo digital sofreu forte avanço tecnológico, a fim de facilitar a continuidade das atividades da população, logo, o aparelho celular tornou-se uma importante ferramenta de trabalho. Contudo, os consumidores passaram a armazenar todas as senhas no aplicativo “cofre de senhas” ou no “bloco de notas” do aparelho. A orientação é que não salvem desta forma, pois, em caso de perda ou furto do celular, o criminoso consegue ter acesso aos dados pessoais e bancários, o que contribui ainda mais para a prática de crimes.
Vêm ganhando destaque o golpe da “Prova de Vida”. Um falso atendente lhe convida para realizar tal procedimento junto a alguma instituição financeira, sob pena de suspensão do recebimento do benefício. Ocorre que, o consumidor, após atender os procedimentos do vendedor, como tirar fotos, fornecer cópia dos documentos pessoais e assinar os formulários, acaba, na verdade, contratando um empréstimo indesejado. Caso receba ligação telefônica nesse sentido, cuidado! Havendo necessidade de adquirir um crédito, procure uma instituição financeira idônea e, preferencialmente, vá acompanhado de pessoas da sua confiança.
Outro golpe comum, geralmente ocorrido em aplicativos, é a chamada “Simulação”. Na oportunidade, o consumidor fornece todos os dados pessoais e bancários, a fim de verificar se há um crédito disponível. Ao final, ao dar ciência nas etapas do procedimento, ocorre a contratação do empréstimo.
Ainda, se constatado qualquer valor desconhecido ou não contratado, primeiramente, não gaste o valor depositado; faça um boletim de ocorrência, e compareça ao Procon para abertura de reclamação e proceder a devolução do valor e cancelamento do contrato de forma segura.
Na oportunidade, o Procon de Sinop solicitou a criação de um projeto de lei com o objetivo de limitar a oferta de crédito, os quais, podem atingir o percentual de 70% da remuneração do consumidor. Neste sentido, foram protocolados ofícios junto a FEBRABAN, Senado, Congresso Nacional e nas mãos da Deputada Federal Dra. Gisela Simona.
O Procon Municipal de Sinop/MT, está localizado na Rua das Aroeiras, n. 1.116, Centro. Em caso de dúvida, ligue (66) 3531-1512. Horário de funcionamento é das 07:00 às 13:00, de segunda a sexta-feira.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT