Connect with us

Cuiabá

Procon convida população a se inscrever no ‘Curso de Previdência Privada para Consumidores’

Publicado

em

O Procon Municipal de Cuiabá informa que estão abertas as inscrições para o curso de Previdência Privada para Consumidores conduzido pelo Ministério da Previdência Social e a Secretaria Nacional do Consumidor. Os interessados têm até o dia 3 de abril para garantir à participação por meio da plataforma da Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC): https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/seus-direitos/consumidor/escola-nacional-endc/cursos-endc/cursos.

O curso é gratuito e tem carga horária de 40 horas e é direcionado a consumidores interessados na temática e preocupados com o planejamento previdenciário.

A ação tem como objetivo promover acesso a noções básicas dessa modalidade de previdência.

“Dessa forma ampliamos o conhecimento sobre os tipos, a importância de planejar o futuro e o de sua família a partir da aquisição de um sistema de previdência privada”, disse o secretário adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira.

No conteúdo também são previstos conceitos sobre Previdência Social, passando pelos principais pilares previdenciários no Brasil. O consumidor terá, ainda, a oportunidade de compreender seus direitos, bem como os cuidados que deve observar ao investir em uma Previdência Privada.

“O Procon Municipal é, e sempre será parceiro de iniciativas como essa,  voltadas aos direitos e defesa dos consumidores. Com essa qualificação, as pessoas terão a oportunidade de compreender os direitos do indivíduo enquanto consumidor e os cuidados que devem ser observados ao contratar planos de previdência privada”, destacou.

Com certificado de extensão pela Universidade de Brasília, o curso está estruturado em 5 módulos com os seguintes temas: planejamento financeiro e Previdência Social no Brasil; definições e conceitos dos segmentos aberto e fechado de previdência complementar e planos de benefícios disponíveis; institutos e tributação na previdência privada; investimentos e taxas da previdência privada; e, por fim, Plano de Previdência Privada – cuidados, monitoramento e dicas.

Além deste, estarão disponíveis no mesmo portal uma série de outros cursos, voltados ao aprimoramento pessoal de servidores e do público geral interessado, e podem ser acessados através do mesmo link.

As atividades serão ministradas de forma virtual a partir do dia 24 de abril. Esse é uma, dentre tantas ações voltadas ao Dia Nacional do Consumidor, celebrado em 15 de março.

*Com informações Ministério do Trabalho e Previdência

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue Lendo
1 Comment

1 Comment

  1. sex

    agosto 26, 2024 at 11:44 pm

    Thank you very much for sharing, I learned a lot from your article. Very cool. Thanks.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora