Connect with us

BRASIL

Privatização da Sabesp: Tarcísio deve enviar plano à Alesp em outubro

Publicado

em

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas
Renato Pizzutto/iG – 13.09.2023

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve enviar à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em outubro, o projeto de lei que visa a privatização da Sabesp.

A minuta do que deve se tornar o projeto já está com o governador, segundo informações da CNN Brasil. O documento, ainda de acordo com as informações, autoriza a privatização e contém medidas solicitadas por prefeitos, como a inclusão da cobrança da taxa de lixo na mesma conta da Sabesp. A empresa é, atualmente, a maior estatal do governo de São Paulo.

O governo precisará de maioria simples na Alesp para aprovar o projeto; isto é, 94 votos favoráveis dos deputados estaduais. Nas últimas semanas, Tarcísio realizou conversas com 375 prefeitos do estado, nas quais argumentou em favor da privatização, tendo como principais pontos a redução da tarifa e a universalização de serviços.

Ainda sem previsão exata do percentual de redução da tarifa, argumenta-se que haverá queda de até 6%. Nas conversas com prefeitos, o governador tentou frisar que não haveria aumento no valor do serviço com a privatização.

Esse tem sido um dos principais argumentos da oposição. Em agosto, o pré-candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL-SP), atual deputado federal mais votado no estado, disse que “se ocorrer, a privatização vai encarecer o custo da conta de água da população de todas as cidades atendidas pela Sabesp, não só da capital”.

Atualmente, a Sabesp é uma empresa de capital aberto, com 50,3% das ações pertencentes ao governo de São Paulo. O restante das ações é negociado nas bolsas de valores B3 de São Paulo e na Bolsa de Nova York.

Logo após assumir seu mandato, Tarcísio de Freitas informou que poderia concluir a venda da Sabesp até 2024, em modelo similar ao da Eletrobras, ou seja, de diluição das ações da companhia na Bolsa de Valores com perda de controle do estado. O governo de São Paulo formula a contratação de quatro bancos, dois nacionais e dois internacionais, para fazer a modelagem da venda da estatal.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora