Connect with us

Cuiabá

Primeiro dia de vacinação bivalente aplicada como reforço contra Covid registra boa adesão

Publicado

em

Cerca de 80 pessoas já procuraram a Clínica da Família, no CPA I, para receber a vacina bivalente de reforço contra a Covid-19. Deste montante, 45, compareceram ao primeiro dia da liberação da dose em Cuiabá, no dia 1º de março (quarta-feira). A bivalente fornece proteção contra a cepa original do coronavírus e contra a variante ômicron.  Ela já é aplicada em pessoas a partir de 70 anos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores das instituições, imunocomprometidos a partir de 12 anos, além de indígenas, ribeirinhos e quilombolas, também de 12 anos acima que tenham recebido menos duas doses da vacina monovalente contra a Covid 19.

A expectativa, segundo a coordenadora da Clínica da Família, Dalva Maria Tenório, é de que o índice de procura aumente nos próximos dias, considerando que há muitos idosos na região.

Só na manhã desta quinta-feira (2), cerca de 30 pessoas compareceram a unidade no período da manhã, mas a coordenação alerta que ainda há ressalvas por parte de idosos em garantir a vacinação.

Antônio Leite de Souza, 80 anos, morador do Serra Dourada, procurou a Unidade de Saúde logo cedo para garantir a imunização. Ele relatou que recebeu as quatro doses, mas que um reforço anual, conforme propõe a bivalente, é muito importante para garantir a distância do vírus da Covid 19.

“Já me disseram muita coisa sobre a vacina, que ela prejudica a saúde e outras conversas por aí, mas eu vejo como de uma importância ímpar.  Não dou importância para os comentários, e sim para o que o médico me orienta. E até hoje não foi pego pela Covid”, frisou o idoso, que pretende levar também sua esposa até a Unidade.

Senhor Carlito Ferreira de Souza, 70 anos, morador do bairro João Bosco Pinheiro,  também preferiu ir logo no primeiro dia para garantir a vacinação em dia, já que tem asma. Ele estava acompanhado da esposa, Ana Luiza Eckert, 72 anos, que sofre de Mal de Parkson e se enquadra no perfil das prioridades para este momento da bivalente. Para ele, se a bivalente seguir no calendário e for aplicada uma vez por ano, a exemplo da vacina da gripe, será muito bom. “Não será bom, é ótimo. A gente fica mais tranquilo, sabe que tem a época pra receber a dose e seguir imunizado. E segue a vida”, disse.

Gilnece Gomes Pereira, 73 anos, do CPA 2, acompanha as notícias pela TV e ao saber da liberação da vacina bivalente foi logo a Clínica da Família para certificar-se. “É muito importante a gente estar em dia com o calendário vacinal. Participo de todas as campanhas, tomei as 4 doses contra a Covid e agora a de reforço. Essa doença veio para ficar, então temos que tomar a vacina”, disse ela.

Portador de bronquite crônica, o senhor João Bosco Leite, de 78 anos, morador do CPA I, acredita que com o reforço tudo fica bom. Ele teve Covid em 2020, mas garante que não foi tão grave porque a imunidade dele estava alta, em boas condições. E que mesmo com a bronquite, não teve nenhuma reação com as doses

contra a Covid.

Disponibilidade

As vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde de Cuiabá das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30, com exceção da UBS Grande Terceiro, UBS Ana Poupina, UBS Planalto, UBS Jardim Independência, UBS Alvorada e UBS Novo Paraíso e Dr. Fábio I e II.

Nas unidades que atendem com hora estendida (até 21h), a vacinação será realizada das 7h30 às 20h, sem interrupção no horário de almoço, sendo elas, a UBS Tijucal, UBS Parque Ohara, UBS Cidade Verde, Clínica da Família e Ilza Picolli. No entanto, esta semana, a Ilza Picolli e a UBS Jd. Leblon não atenderão porque foram afetadas pelas chuvas da última segunda-feira (27). Segundo a responsável técnica da Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Nágila Rocha, os serviços devem ser restabelecidos nos referidos locais a partir da próxima semana. “As vacinas foram recolhidas e as salas estão recebendo manutenção. A partir do dia 06 de março elas voltarão a funcionar normalmente inclusive com a aplicação da bivalente”, explicou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora