Connect with us

Cuiabá

Primeiro Arraiá Pet da Bem-Estar Animal promove ato de adoção de 23 bichinhos fofos

Publicado

em

Foi por meio de uma ação criativa que 23 animais sob a tutela da Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal ganharam um novo lar. Idealizado pela Prefeitura de Cuiabá, o Primeiro Arraiá Pet, realizado na sexta-feira (5), movimentou a sede da secretaria e tirou muita gente da rotina para prestigiar o evento e saborear as guloseimas preparadas com carinho. Nesse clima festivo, muitas pessoas foram ‘fisgadas’ não pelo estômago, mas pelo coração, e se renderam à beleza, olhares e histórias de cães e gatos que aguardavam o aconchego de um lar. O evento ocorreu durante todo o dia, atendendo à população para cadastro de baixa renda e oferecendo orientações.

Beatriz Rodrigues foi uma dessas pessoas. Mesmo tendo três cães em casa, adotou mais um para fazer companhia. “Considero uma boa iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, que, através do Bem-Estar Animal, está proporcionando essa programação para que possamos adotar esses bebezinhos. É tanto amor que já faz parte da família. Vou escolher um novo nome para ele com muito carinho”, disse ela.

Laura Santos também se rendeu e é a mais nova tutora de uma cachorrinha com necessidades especiais. “Eu acredito que ações como esta devem ser constantes, pois toda adoção é um ato de amor. É importante acolhermos principalmente os animais que mais precisam de nós. É uma companhia em casa. E o amor é recíproco; damos amor e eles retribuem. É muito lindo”, relatou.

Até quem não tem um bichinho de estimação se rendeu aos encantos das fofuras que estavam aptas para adoção. “Vou levar para o meu filho”, justificou Stefany Costa.

BALANÇO

Dos 34 animais disponíveis, 23 foram adotados, sendo seis deles gatos adultos e os demais filhotes de cães e gatos. “Superou as expectativas nos surpreendendo com o resultado, pois é muito difícil encontrar um lar para gatos adultos, e nesta ocasião foram seis gatos adultos. É um resultado maravilhoso para a causa animal e para esses animais que aguardavam por isso. Só temos a agradecer à população que compareceu e prestigiou o Primeiro Arraiá Pet e se sensibilizou pelos donos da festa, nossa trupe canina e felina”, declarou a secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Tatiana Soares.

Tatiana atribuiu o sucesso do evento a toda a equipe envolvida nos preparativos, desde a decoração, comidas, animação e cuidado com as espécies, e ao apoio do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Juares Samaniego (a Bem-Estar é vinculada à Secretaria de Meio Ambiente) e ao prefeito Emanuel Pinheiro, que é um defensor da causa.

Ah, só mais um detalhe: a barraca do lambeijo foi uma curtição para muitas fotos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora