Connect with us

BRASIL

Primeira superlua do ano promete espetáculo celestial na próxima segunda (19)

Publicado

em

Primeira superlua do ano promete espetáculo celestial na próxima segunda (19)
Redação GPS

Primeira superlua do ano promete espetáculo celestial na próxima segunda (19)

Na próxima segunda-feira (19), às 15h26 no horário de Brasília , o céu será palco de um fenômeno celestial raro e encantador: a primeira superlua de 2024, que também será uma Lua Azul.

O evento poderá ser apreciado a olho nu, sem a necessidade de telescópios ou outros equipamentos especiais, oferecendo aos observadores uma visão excepcionalmente brilhante e grande do satélite natural da Terra.

A designação “Lua Azul”, no entanto, não tem relação com a cor da lua, que continuará a exibir seu brilho habitual. O termo refere-se à ocorrência da terceira lua cheia dentro da mesma estação do ano, algo que acontece apenas a cada dois ou três anos.

Em raras ocasiões, o nome “Lua Azul” também pode ser aplicado quando duas luas cheias ocorrem dentro de um único mês, o que pode causar alguma confusão. No caso do próximo evento específico, o termo é utilizado por ocorrer nesta estação do ano.

Embora o fenômeno tenha início às 15h26, a superlua azul só será visível ao anoitecer, tornando-se ainda mais impressionante quando surgir no horizonte. Para uma observação ideal, é recomendável escolher locais com baixa poluição luminosa, longe das luzes intensas das cidades.

Os melhores momentos para apreciar o espetáculo são o início da noite de segunda-feira e o amanhecer de terça-feira (20), quando a lua começará a ceder espaço ao sol.

O que é uma Superlua?

Uma superlua ocorre quando a lua cheia coincide com o perigeu, o ponto de sua órbita mais próximo da Terra. Devido à órbita elíptica da lua, sua distância em relação ao nosso planeta varia ao longo do tempo.

Quando a lua está no perigeu e cheia, ela pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está no apogeu, o ponto mais distante de sua órbita. Embora a diferença possa ser sutil para os menos experientes, a superlua é um evento visualmente impressionante.

Além de sua beleza no céu, a superlua também exerce uma influência nas marés, que tendem a ser mais elevadas devido à maior proximidade da lua e, consequentemente, ao aumento da força gravitacional exercida sobre os oceanos.

O termo “superlua” não possui uma origem científica e foi utilizado pela primeira vez em 1979 por uma revista de astrologia. Originalmente, referia-se a uma lua nova ou cheia que ocorre quando a lua está a 90% de sua maior aproximação à Terra.

The post Primeira superlua do ano promete espetáculo celestial na próxima segunda (19) first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora