Connect with us

Cuiabá

Primeira-dama Márcia Pinheiro se despede do Siminina com atuação e ampliação histórica; veja os principais avanços

Publicado

em

A primeira-dama Márcia Pinheiro se despediu, nesta quinta-feira (19), das meninas do Programa Siminina da unidade Três Barras. O encontro ficou marcado pela emoção e o apontamento da atuação histórica no programa efetuado pela administração do prefeito Emanuel Pinheiro.

Entre os principais avanços, a ampliação das unidades e a capacidade de atendimento alcançaram números recordes durante os oito anos. Foram 20 unidades e o número recorde de 1.600 meninas matriculadas no ano de 2021.

As unidades dos bairros Novo Colorado, Distrito do Sucuri, Capão do Gama, Santa Izabel (realocada) e Pascoal Ramos foram abertas, além da reformulação da infraestrutura de diversos outros pólos do programa.

“A unidade do Pascoal Ramos, para se ter ideia, foi pensada para atender essa região que engloba mais cinco grandes bairros e possui a capacidade de atender até 240 meninas, em dois períodos”, frisou Márcia.

O polo tem em torno de 450 a 500 m² de área construída com duas salas multidisciplinar e administrativa, incluindo o espaço para específico para a prática de ballet, playground, cozinha, banheiros e área de aberta.

Valorização

As monitoras e colaboradoras receberam o aumento salarial de em torno de 40%, algo que não ocorria há pelo menos 15 anos.

A valorização do profissional dos colaboradores do programa também passou por novo regime de contratação, antes configurado como trabalho temporário, o que fazia grande maioria dos funcionários ficarem sem remuneração entre dezembro e fevereiro.

Com a mudança no regime de contratação, foram garantidos carteira assinada com direitos a todos os benefícios trabalhistas.

Conceito

“A nossa gestão mudou o conceito de atendimento do Siminina, implantamos uma nova roupagem para que ele não seja apenas um local recreativo, como anteriormente. Ser um local onde os pais e responsáveis pudessem deixar suas filhas durante a jornada de trabalho”, pontuou à primeira-dama.

O Siminina foi inteiramente remodelado com o oferecimento do maior conjunto de ações da história dos mais de 25 anos de existência do programa. Aulas como plantio de hortifrúti, inglês, informática, ballet, artesanato, dança cultura e outras dezenas atividades foram implementadas como atividades educacionais.

Jovem Siminina

A primeira-dama teve a sensibilidade de estender a faixa etária do programa até os 15 anos para que nesse último ano fosse trabalhado à capacitação profissional por meio de cursos.

O Siminina Digital foi iniciado, em 2018, com a montagem da sala de informática, na sede do programa, onde possui 11 estações com computadores e todo o aparato de informática.

A estruturação da sala foi uma parceria com o empresário Junior Guerreiro, da empresa Studio Informática. O projeto também teve a parceria da Happy Code e a já citada Unic, campus Barão e Beira Rio que proporcionaram o curso de Informática Básica e Intermediária.

Cuidado

Os cuidados com a saúde bucal das simininas foram garantidos pela gestão com o tratamento ortodôntico titulado como “projeto Siminina Sorridente”, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro.

A iniciativa incluiu desde exames de imagem para garantir a instalação correta dos aparelhos dentários até manutenções e outros tratamentos necessários, respeitando as particularidades de cada paciente.

“A saúde bucal é fundamental, não só para evitar problemas futuros, mas também para fortalecer a autoestima das meninas. Por isso, lutamos para implantar o Siminina Sorridente, pois queríamos que as nossas meninas se sintam livres para sorrir, gargalhar e serem felizes”, destacou Márcia Pinheiro.

Futuro

A primeira-dama encerrou a visita com a entrega de uma lembrança/ jogo de tabuleiro com características lúdicas com objetivo de conhecer o programa Siminina por meio de raciocínio lógico.

“Eu me despeço com coração partido, mas com muito orgulho e satisfação de ter feito o melhor com amor e atenção para que essas meninas cresçam grandes mulheres futuramente. Essa sempre foi a nossa única preocupação”, disse emocionada sob aplausos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Gestão Emanuel Pinheiro construiu, sem contrapartida estadual, dois viadutos e entregou a maior via estruturante de Cuiabá nos últimos 50 anos

Publicado

em

Por

Sob a liderança do prefeito Emanuel Pinheiro, a Prefeitura de Cuiabá tem se destacado pelo compromisso com o desenvolvimento urbano e a melhoria da qualidade de vida da população. A gestão não apenas priorizou, mas também entregou projetos transformadores, com destaque para as obras de mobilidade que têm descomprimido o trânsito e integrado diversas regiões da cidade. Sem contar com aporte financeiro do Estado, a administração municipal concretizou a construção e entrega de dois viadutos, sendo a grande culminância dessa jornada a inauguração, neste 20 de dezembro, do Contorno Leste Professora Castorina Sabo Mendes, uma obra de proporções históricas, representando a maior via estruturante da capital nos últimos 50 anos. A via conecta à região do Distrito Industriário à Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), conectando mais de 40 bairros e beneficiando 250 mil pessoas.

Na solenidade, o gestor fez uma avaliação das obras de mobilidade já implantadas na capital e ressaltou que foi o único a realizar a construção de dois viadutos de grande porte e uma via de ligação estratégica, a maior via estruturante nos últimos 50 anos entre diferentes áreas da cidade. “O novo Contorno Leste não é apenas mais uma via, mas um verdadeiro corredor de oportunidades, que conecta pessoas, promove a integração e impulsiona o desenvolvimento de Cuiabá e de todo o estado. Comparada à histórica Avenida Miguel Sutil, uma das maiores realizações da gestão do ex-governador Dante de Oliveira, a Avenida Castorina Sabo Mendes é ainda mais imponente, com seus 17,3 quilômetros de extensão, superando outras importantes vias da cidade, como a Avenida Beira Rio e a Avenida das Torres, em extensão e impacto”.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito fez questão de destacar o legado dessas obras, citando o Viaduto Murilo Domingos, na Avenida Beira Rio, como exemplo da modernidade e eficiência da gestão. Com um investimento de cerca de R$ 18 milhões, a obra de 400 metros de extensão, composta por 200 metros de estrutura elevada e 200 metros de muro em escama de concreto, reflete o compromisso com a melhoria da mobilidade urbana e da segurança dos cuiabanos. A iluminação em LED não só embeleza a estrutura, mas também promove a economia de energia e a segurança noturna. “Estas obras são mais do que um investimento em infraestrutura, são uma contribuição real para a qualidade de vida dos cuiabanos, oferecendo alternativas que diminuem congestionamentos e encurtam os tempos de viagem”, afirmou o prefeito.

Além disso, a gestão também foi responsável pela entrega do Viaduto José Maria Barbosa – Juca do Guaraná “Pai”, localizado na Avenida das Torres, reafirmando o compromisso de transformar a cidade sem depender de contrapartidas externas. “Nossa administração é marcada pela entrega de infraestrutura de qualidade, que atende não apenas às necessidades imediatas, mas também deixa um legado duradouro para as gerações futuras”, ressaltou Emanuel Pinheiro.

A cerimônia:

O dispositivo de honra foi composto pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, acompanhado da primeira-dama, Márcia Pinheiro; pelo ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Senado, Gilmar Mendes, neto da homenageada; senador da República pelo Mato Grosso, Wellington Fagundes; deputado estadual, Juca do Guaraná; presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Chico 2000; juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, Francisco Alexandre Ferreira Mendes; juiz de Direito e também neto da homenageada, Yale Sabo Mendes.

A cerimônia contou com a presença dos familiares da homenageada: filhos: Jauma Sabo Mendes, Francisval Dias Mendes, Eliane Terezinha Dias Mendes; e dos netos: Túlio Marcos Mendes, Eliane Mendes, Carla Regina Joerque Mendes, José Sabo Mendes Filho. Ainda dos bisnetos: Antônio Alencar Alves Sabo Mendes, Sueli Victoria Alves Sabo Mendes, Lucas Mendes Fukushima, Júlia Maria Loureiro Mendes. Dos sobrinhos: Mário Milton Mendes, Catiane Almeida Mendes, Paulo Ferreira Mendes; e nora: Luzia Sabo Mendes.

Ainda o secretário Municipal de Planejamento, Márcio Alves Puga; contador-geral Éder Galiciani; secretário municipal de Turismo, Lincoln Sardinha; presidente da UCAM, José Maurício; secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo; secretária Municipal de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.

Homenagem

Nascida em Diamantino (MT), em 9 de novembro de 1906, Castorina Sabo Mendes foi filha de Apolônio Sabo de Oliveira e Crescencia Barros de Oliveira. Professora primária no Grupo Escolar Almirante Batista das Neves, em sua cidade natal, por 10 anos, ela construiu uma trajetória marcada pela dedicação ao ensino e ao fortalecimento de sua família.

Casada com Mário Ferreira Mendes, Castorina é reconhecida como a matriarca de uma linhagem de descendentes que se destacaram em diversas áreas, principalmente no Judiciário. Entre seus filhos, estão Anisio Sabo Mendes (médico), Elcio Sabo Mendes (juiz de direito), Djalma Sabo Mendes (procurador do estado), José Sabo Mendes e Maria das Graças Sabo Mendes (fiscais de renda), e Francisco Ferreira Mendes (ex-prefeito de Diamantino).

Seu legado também é perpetuado pelos netos, entre os quais Gilmar Ferreira Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF); Ítalo Fioravanti Sabo Mendes, desembargador federal do TRF-1; Elcio Sabo Mendes, desembargador do TJAC;Yale Sabo Mendes, juiz de direito do TJMT; e Djalma Sabo Mendes Júnior, defensor público.

Além disso, Castorina está ligada a outras figuras de destaque, como o professor Francisco Alexandre Ferreira Mendes, e seus sobrinhos, os desembargadores aposentados Mário Figueiredo Ferreira Mendes (TRF-1), Milton Figueiredo Ferreira Mendes (TJMT) e Joazil Mendes Gardés (TJDF).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora