Connect with us

Cuiabá

Primeira-dama Márcia Pinheiro realiza vistoria técnica ao Parque das Mulheres, que presta homenagem à Zulmira Meireles

Publicado

em

A primeira-dama Márcia Pinheiro, acompanhada do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, realizou na noite desta sexta-feira (22), uma vistoria técnica às obras do Parque da Mulher. O encontro também reuniu os familiares de Zulmira Meireles, que emprestará o nome ao espaço que será inaugurado nesta quarta-feira (27).

“Estamos fiscalizando os últimos detalhes para entregarmos este lindo projeto para os moradores do bairro Santa Rosa. Essa homenagem é extremamente merecida, Zulmira Meireles, que foi primeira-dama de Cuiabá, se dedicou a vida inteira a ajudar as pessoas, especialmente as mulheres e as crianças. Foi uma mulher de luz, que merece todo reconhecimento”, explicou Márcia Pinheiro.

Emocionados, os familiares de Zulmira agradeceram a homenagem. “Hoje, mamãe estaria completando 100 anos. É uma honra para nós, filhos, netos, bisnetos, ver o nome de Zulmira sendo escolhido para ser homenageado neste parque, dentre tantas mulheres que fizeram tanto por nossa Cuiabá. Mamãe era uma mulher excepcional. Agradeço essa oportunidade de mantermos o nome dessa mulher forte, guerreira, que criou oito filhos, dentro e fora de casa, mas não com carteira assinada, e sim com trabalho voluntário. Seu legado está muito bem homenageado”, frisou Totia Meireles.

A área de 10.440 m² contará com 26 bancos, playground, quadra de vôlei/beach tennis, duas estações de ginástica, praça de Food Truck, lago, iluminação de led e o tradicional “Parcão”, destinado aos cães. Além disso, o parque terá área de vegetação arbórea, calçada de três metros para caminhada e capacidade de 28 vagas para estacionamento.

Zulmira, primeira-dama na época, foi casada com o coronel José Meireles, que esteve à frente da Prefeitura de Cuiabá na década de 90. Ela fundou a creche São Francisco de Assis, a primeira do estado de Mato Grosso, e foi pioneira em grandes ações da então Secretaria de Bem-Estar Social.

A ocasião também contou com a presença do vice-prefeito da Capital, José Roberto Stopa, o diretor-geral da LIMPURB, Anderson Matos, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, a secretária da Mulher, Cely Almeida, e a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora