Connect with us

Cuiabá

Primeira-dama Márcia Pinheiro participa da assinatura do termo de cessão de servidores para o atendimento de crianças acolhidas nas Casas Lares

Publicado

em

Crianças e adolescentes acolhidos nas oito Casas Lares do Município de Cuiabá passarão a contar, a partir de agora, com o atendimento de pedagogos, nutricionistas e educadores físicos. Na tarde desta quarta-feira (24), com a presença da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, foi assinado um termo de cessão de servidores entre a Secretaria Municipal de Educação e a 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude da Capital. As Casas Lares são instituições de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, inseridos no Programa de Acolhimento Familiar ou Institucional.

Antes da assinatura do Termo de Cessão de servidores, a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, conversou com auxiliares de serviços gerais (TMIE-ASG) aprovados no Processo Seletivo da Educação, que se encontravam no Auditório Maestro China para a entrega de documentos e atribuição. Nas boas-vindas, Márcia Pinheiro agradeceu aos profissionais que atuarão nas unidades da rede pública municipal neste ano letivo.

Durante a reunião, a primeira-dama falou sobre algumas das ações e parcerias firmadas entre o poder público municipal e outros órgãos, visando atender a população que mais precisa da administração. ‘Esta é mais uma parceria da Prefeitura de Cuiabá, que irá proporcionar profissionais de educação para o atendimento psicopedagógico de crianças e adolescentes acolhidos nas Casas Lares. Esse cuidado é uma marca da gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro, garantindo às crianças o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento integral’, destacou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, também destacou as parcerias firmadas ao longo da gestão de Emanuel Pinheiro, com órgãos do Judiciário. ‘Estamos entrando no oitavo e último ano da gestão, selando com chave de ouro esta parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a 1ª Vara Especializada da Criança e Juventude. Essas crianças já são atendidas nas Casas Lares pela Secretaria de Assistência Social, e agora os profissionais da Educação irão atuar no contraturno escolar, com apoio psicopedagógico. A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro está deixando em Cuiabá marcas de humanização, de uma gestão que pensa com muito carinho, junto com a primeira-dama, Márcia Pinheiro, na população’, salientou Edilene Machado.

A titular da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude, Dra. Gleide Bispo dos Santos, enfatizou a importância da parceria para as crianças e jovens acolhidos nas Casas Lares. ‘Para nós, é um avanço para o Município de Cuiabá. Sem dúvida, vai fazer a diferença na vida dessas crianças que frequentam a sala de aula. O atendimento que será prestado por esses profissionais, auxiliando nas atividades escolares e em outras, nos permite vislumbrar um futuro melhor para eles’, disse.

A juíza Gleide Bispo dos Santos destacou o apoio da primeira-dama, Márcia Pinheiro, às ações e parcerias que o Município vem implementando por meio de outras secretarias, voltadas às crianças em situação de risco. ‘Todas necessitam de um olhar diferenciado e humanizado’, finalizou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora