Connect with us

MATO GROSSO

Primeira-dama do Estado destaca avanços do Pacto Educativo em MT com investimentos de R$ 30 milhões

Publicado

em

Na missão em Ação de Graças pelas conquistas do Pacto Educativo, a primeira-dama de MT, Virginia Mendes, representou o governador Mauro Mendes e destacou a iniciativa do Governo do Estado em colaboração com a União das Universidades Católicas de Mato Grosso (Unifacc), que visa ampliar o acesso ao ensino superior e técnico para estudantes em situação de vulnerabilidade, além de investir na capacitação de profissionais da educação. A celebração foi realizada na Faculdade Católica de Cuiabá, na sexta-feira (23.08).

O pacto oferece 1.640 bolsas integrais para que estudantes egressos da Rede Estadual e profissionais da educação possam realizar cursos de ensino superior e técnicos na Universidade Católica de Mato Grosso (Unifacc). O investimento feito pelo Estado foi de R$ 30 milhões por um período de quatro anos. As bolsas tiveram início em 2023.

“O Pacto Educativo é um compromisso deste Governo com a iniciativa privada, com perspectivas de boas oportunidades. Esse é nosso papel enquanto sociedade: garantir que todas as pessoas tenham acesso e oportunidade. Agradeço ao secretário Alan Porto pela dedicação a este projeto, à Associação Dom Aquino Corrêa, com o suporte de todos os bispos responsáveis pela Unifacc, ICET e Escola Estadual Santos Dumont”, disse a primeira-dama Virginia Mendes.

Ela ainda reforçou que os alunos se dediquem cada vez mais e aproveitem as oportunidades. “Temos aqui alunos de diferentes regiões do nosso estado. Fico feliz por testemunhar esse esforço mútuo e espero que as possibilidades se tornem infinitas na vida de cada um”, ressaltou.

De acordo com o secretário de Estado de Educação (Seduc), Alan Porto, o pacto educativo representa um avanço nas relações público-privadas. “Agradecemos a todos que têm dedicado esforços para que essa parceria seja multiplicada. É motivo de muito orgulho para nós ter a presença da nossa primeira-dama de Estado, Virginia Mendes, nos apoiando, a dedicação do governador Mauro Mendes às pautas da educação, e os profissionais da educação e todas as pessoas envolvidas nesta missão, que representa um grande passo na educação a partir das parcerias público-privadas.”

“Esse projeto, com fé, demonstra que estamos no caminho certo. É realmente motivador ver que este Governo participa e se preocupa com o futuro dos nossos alunos, e a presença da primeira-dama Virginia Mendes neste momento único de Ação de Graças confirma essa parceria”, ressaltou o padre Edson Sestari.

Participaram da missa o arcebispo de Cuiabá, Dom Mário, e os bispos: Dom João Besgamasco, da Diocese de Primavera do Leste e Paranatinga; Dom Vital Quitolina, de Diamantino; Dom Maurício Jardim, da Diocese de Rondonópolis e Guiratinga; e Dom Jacy Diniz Rocha, da Diocese de Cáceres; além dos padres Edson Sestari e Orivaldo Egídio; o secretário de Estado de Educação (Seduc), Alan Porto; o professor mestre Dimorvan Brescancim, representando a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci); e alunos, professores e familiares.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora