Connect with us

MATO GROSSO

Primeira-dama de MT recebe Moção de Aplausos da ALMT pela dedicação durante pandemia de Covid-19

Publicado

em

¿A cerimônia de homenagem na Assembleia Legislativa de MT (ALMT), oferecida pelo deputado estadual Gilberto Figueiredo, aconteceu na noite desta quinta-feira (07.06), com entregas de Títulos de Cidadãos Mato-grossenses e Moções de Aplausos às personalidades que se dedicaram ao combate à pandemia, que perdurou por pouco mais de dois anos. A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, foi agraciada com a Moção de Aplausos pelas ações voluntárias articuladas por ela junto ao Governo do Estado.

Na oportunidade, Virginia Mendes, ao lado do deputado estadual Gilberto Figueiredo, que entregou as homenagens, agradeceu pela lembrança. “A noite desta quarta-feira foi emocionante, fiquei muito feliz e honrada com a Moção que recebi pelo trabalho voluntário que desempenhei junto ao Governo do Estado com ações sociais direcionados às pessoas que mais precisavam naquele trágico momento. Gratidão meu querido amigo Gilberto Figueiredo, você que é um exemplo de dedicação para todos nós, que esteve o tempo todo na linha de frente e sentiu na pele essa doença”.

Virginia falou da emoção e do filme que passa em sua mente todas as vezes que reflete sobre o período da pandemia. “Fico emocionada ao lembrar das pessoas que visitamos, trabalhadores que haviam perdido seus empregos, acostumados a trabalhar, mas que precisavam de ajuda, e graças ao bom Deus que nos dá forças e permite anjos em nossas vidas, pois contamos com ajuda de inúmeras pessoas, porque ninguém faz nada sozinho, como minha equipe Unaf que por muitas vezes, quando por motivos de saúde eu não pude participar das entregas e visitas, foram meus braços e minhas pernas”.

A primeira-dama do Estado também dedicou a homenagem recebida às pessoas que perderam amigos e familiares. “Peço a Deus por cada pessoa que teve seus entes queridos ceifados. Dedico essa homenagem às pessoas que partiram, aos profissionais de saúde que se dedicaram dia e noite a salvar vidas e a todos que venceram essa terrível doença. Eu sou prova viva da gratidão que tenho por termos vencido, porque eu e minha família também fomos afetados por essa doença cruel”.

Em seu discurso, o deputado Gilberto Figueiredo lembrou do início dos atendimentos aos pacientes. “A proporção que essa pandemia chegou nos obrigou a todos os hospitais de Mato Grosso atender os pacientes com Covid e nós implementamos mais de 600 leitos de UTIs, mais de 1000 leitos de enfermarias. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, condutores de ambulância, dentre outros profissionais. Passa um filme em nossa cabeça da angústia que todos nós sofremos”, recordou.

O deputado destacou as ações sociais que envolveram voluntários espalhados por toda sociedade organizada, e ressaltou a contribuição da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes. “Ações voluntárias e decisões rápidas foram fundamentais, porque além da doença, trabalhadores perderam seus empregos e muitos empresários padeceram, por isso em nome da minha querida amiga, primeira-dama de Mato Grosso Virginia Mendes, agradecemos a todos que se dedicaram”, agradeceu.

Um minuto de silêncio foi oferecido em homenagem a todas às vítimas da pandemia.¿

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Fórum do Patrimônio Mato-grossense vai debater preservação de bens culturais em MT

Publicado

em

Por

O 1° Fórum do Patrimônio Mato-Grossense vai debater abordagens e práticas para a preservação de bens culturais em Mato Grosso na segunda e terça-feira (11 e 12.11), no teatro do Sesc Arsenal, em Cuiabá. O evento contará com palestras e mesas redondas sobre conservação e restauro, parcerias e políticas públicas de preservação do patrimônio cultural, dentre outros temas.

A abertura oficial, que acontece na segunda (11), às 8h20, contará com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Homem Brasileiro (IHB) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As instituições são parceiras na realização do Fórum.

Dividida em três eixos de abordagem, a programação aborda práticas de projeto e execução, políticas públicas e parcerias, e salvaguarda dos patrimônios materiais, imateriais e arqueologia. Os temas serão conduzidos e debatidos por renomados profissionais de arquitetura e urbanismo, de história e de arqueologia de Mato Grosso e de outros estados do Brasil.

O Superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel, Robinson de Carvalho Araújo, participa da mesa redonda sobre políticas públicas e parcerias público-privadas, na segunda (11) e também apresenta a palestra “Influência estrangeira na arquitetura cuiabana”, na terça (12).

Ao final do evento, será um protocolo de intenções de políticas públicas para preservação do patrimônio histórico e cultural de Mato Grosso.

O Fórum contará também com exposição de gravuras de bens tombados no Estado, dentre as quais o Grande Hotel, Museu Residência dos Governadores, Cadeia Pública e Mercado do Peixe. As imagens são do acervo da Secel e estarão dispostas no foyer do teatro do Sesc Arsenal.

Além de profissionais do setor e sociedade em geral, participam do evento representantes dos municípios mato-grossenses que possuem centros históricos, com Cáceres, Diamantino, Poconé, Poxoréu e Vila Bela da Santíssima Trindade.

As inscrições já foram finalizadas, entretanto aqueles que não conseguiram se inscrever podem adicionar seu nome na lista de espera (clique aqui), que serão convocados por ordem de inscrição, conforme recebimento de comunicado de desistências.

Confira a programação completa no site www.caumt.gov.br (link AQUI)

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora