A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, participou, nesta terça-feira (17.09), em São Paulo, a convite da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, do Fórum UAE-BR Agri-Future, com a finalidade de discutir agricultura sustentável, mudanças climáticas e segurança alimentar.
Estavam presentes os secretários de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), Andreia Fujioka, e de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), David Moura.
Desde que se aproximou do jiu-jitsu paradesportivo, como madrinha nacional, Virginia Mendes tem ampliado as conexões com os Emirados Árabes Unidos. Como o país valoriza muito o jiu-jitsu, as oportunidades de novas parcerias entre Mato Grosso e os Emirados são promissoras, com base nessa pauta de interesse comum.
“Aprendi que, nos EAU, tudo se relaciona em torno do esporte. Acredito que temos muitos projetos comuns em diferentes áreas para desenvolver. Iniciamos o fortalecimento da nossa conexão por meio do esporte e agora estamos ampliando”, afirmou Virginia Mendes.
Para a primeira-dama, participar do evento com a finalidade de debater novos caminhos para a produção de alimentos, visando a segurança alimentar, foi de grande importância.
“Produzir bem e de maneira sustentável é o nosso objetivo. Somos um grande produtor de alimentos, nos preocupamos em alimentar nosso povo e o mundo, e essa também é a preocupação dos Emirados”, ressaltou Virginia Mendes.
H.E. Mohammed Saeed Sultan Al Nuaimi, vice-ministro de Mudança Climática e Meio Ambiente dos Emirados, destacou a importância de estimular as oportunidades de comércio, entre outras. “Os EAU têm muito em comum com Mato Grosso, bem como a consciência da importância de construir um futuro sustentável. Não nos preocupamos apenas com alimentos para o nosso país, mas para a população mundial.”
O vice-ministro agradeceu a presença da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e sua comitiva, e avaliou como positiva a conexão entre os Emirados Árabes e Mato Grosso. “Em breve, queremos receber a senhora e o governador em nosso país. Será um grande prazer realizar esse intercâmbio.”
Sachar Sati, representante do consulado-geral dos Emirados Árabes Unidos, colocou-se à disposição do Estado para promover as conexões com o seu país. “Estamos prontos para auxiliar no que for preciso nas relações entre Mato Grosso e os Emirados Árabes. Estamos contentes com essa aproximação”, afirmou.
O evento Agri-Future é uma programação de alto nível que visa reunir líderes do setor para explorar tecnologias avançadas e destravar oportunidades de investimentos no agronegócio, fortalecendo as relações entre os dois países. Ademais, o evento tem a intenção de reunir agentes públicos, privados e representantes da academia, entre outros, na busca de soluções conjuntas para garantir a segurança alimentar, combater as mudanças climáticas e promover a produção sustentável.
“Saímos do evento com a convicção de que Mato Grosso e os EAU têm pela frente um longo trajeto de cooperação e parceria em temas tão importantes como a agricultura, a segurança alimentar e o combate às mudanças climáticas”, pontuou Virginia Mendes.
No Fórum, foram apresentadas palestras de presidentes e CEOs das principais empresas do agronegócio dos Emirados, incluindo: Ministério de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente; Autoridade de Agricultura e Segurança Alimentar de Abu Dhabi (ADAFSA); Escritório de Investimentos de Abu Dhabi; Al Foah Date Company; Dubai Chambers; Fish Farm LLC; Grupo de Fabricantes de Alimentos e Bebidas dos Emirados Árabes Unidos; Universidade dos Emirados Árabes Unidos (UAEU); e Universidade de Sharjah.