Nesta segunda-feira (25.11), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, participou do 3º Encontro Estadual de Bombeiras Militares, que teve o objetivo de fortalecer políticas públicas e criar um espaço para debates sobre mudanças estruturais e normativas. O evento também contou com o primeiro Seminário de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, destacando o compromisso das mulheres dentro e fora da corporação.
Foto: Jana Pessôa/Unaf
Virginia Mendes parabenizou as bombeiras pela iniciativa: “Parabéns às Bombeiras Militares pela criação deste encontro, e foi uma feliz coincidência, porque a data escolhida este ano marca a luta contra a violência doméstica e feminicídio. Como sempre digo, ninguém faz nada sozinho, e ninguém segura uma mulher segura. Que Deus abençoe todas vocês”, afirmou.
Ela também agradeceu o apoio do comandante-geral do Corpo de Bombeiros (CBM-MT), coronel Flávio Glêdson, e do secretário de Segurança Pública do Estado, coronel César Roveri, destacando a parceria nos projetos de segurança pública.
No evento, foram assinados o Procedimento Operacional Padrão para o atendimento de mulheres vítimas de violência, visando um serviço mais humanizado e capacitado pelos bombeiros, e o Protocolo de Combate e Prevenção à Violência contra a Mulher, que orientará as ações do Corpo de Bombeiros em casos de violência, tanto de mulheres civis quanto de bombeiras militares.
Foto: Jana Pessôa/Unaf
O comandante do CBM-MT, Cel. Flávio Glêdson, elogiou a atuação voluntária da primeira-dama. “Gostaria de destacar os programas SER Família, que têm sido fundamentais para apoiar mulheres vítimas de violência”.
Ele também agradeceu pelo apoio da primeira-dama, que inspirou o evento e a implementação dos novos protocolos.
O comandante ainda recordou os títulos conquistados recentemente pela primeira-dama do Estado. “A senhora recebeu os títulos de Embaixadora Mundial do Parajiu-jitsu e Internacional de Inclusão em Abu Dhabi. Seu trabalho voluntário, por meio dos programas que idealizou, tem sido fundamental para incluir pessoas, seja por necessidades de cuidado ou para apoiar mulheres vítimas de violência, que realmente precisam de uma atenção diferenciada”, ressaltou o comandante.
O secretário de Segurança Pública, Cel. César Roveri, ressaltou os avanços da instituição e a importância do evento. “Este seminário se alinha com as ações dos programas SER Família Mulher e MT Por Elas, idealizados pela senhora, e com a criação da Superintendência da Mulher na Setasc e da Coordenadoria de Defesa da Mulher na Polícia Judiciária Civil, em 2023″, disse. Ele também destacou a relevância do Corpo de Bombeiros no acolhimento das mulheres vítimas de violência.
A equipe da Força Tática da 22ª Companhia Independente prendeu um homem, de 25 anos, e apreendeu dois adolescentes, de 15 e 17 anos, suspeitos por tráfico ilícito de drogas, na noite desta segunda-feira (25.11), em Tangará da Serra. Na ação, foram apreendidas 36 porções de maconha e cocaína.
Os militares receberam uma denúncia, por volta das 20h, que na Avenida das Amoreiras, havia uma grande movimentação de supostos usuários de entorpecentes em uma conveniência de bebidas.
Diante das informações, os policiais se deslocaram até o endereço e identificaram os adolescentes com quatro porções de substância análoga à maconha. Durante a abordagem, ambos informaram ter mais entorpecentes em suas residências. O suspeito, de 25 anos, também foi abordado no local, que seria o responsável pela comercialização de entorpecentes.
A equipe de polícia se deslocou para o bairro Jardim dos Ipês, onde mora a menor de 15 anos, e foram encontradas 10 porções de maconha e 17 porções de pasta base de cocaína já embaladas para distribuição.
Na residência do outro adolescente, no bairro Jardim Barcelona, foram encontradas cinco porções de pasta base de cocaína. Diante dos fatos, o trio juntamente com todo material apreendido foram encaminhados para delegacia para registro de ocorrência.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.