MATO GROSSO
Primeira-dama de MT parabeniza 37 adolescentes que ganharam baile de 15 anos
Publicado
1 ano atrásem
Por
oestenewsTrinta e sete adolescentes de Nossa Senhora do Livramento comemoraram seus 15 anos na 1ª Edição do Baile de Debutantes, na noite deste sábado (18.11). O evento foi idealizado pelo vice-prefeito do município, Thiago Almeida, e executado pela Secretaria de Ação Social, sob a gestão da secretária Gonçalina Santana. O projeto recebeu apoio da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, através da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf), em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), sob a gestão da secretária Grasielle Bugalho.
O projeto é direcionado às meninas cujas famílias estão inscritas no Cadastro Único. Além do Baile de Debutantes, o programa oferece ações como rodas de conversa e oficinas. Estas atividades abordam temas como valorização da autoestima, superação de paradigmas e empoderamento da mulher. O objetivo é proporcionar às meninas acesso à convivência social, valorização juvenil, difusão e valorização cultural, especialmente visando à transformação social.
A primeira-dama Virginia Mendes foi representada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia, e pela secretária Grasielle, e fez questão de compartilhar os registros do evento em suas plataformas digitais.
“Não pude participar desta 1ª edição do Baile de Debutantes devido a uma viagem. Fiquei encantada com tudo, tenho certeza de que as aniversariantes e suas famílias aproveitaram ao máximo o evento. Foram meses de preparação, com rodas de conversa e oficinas abordando temas variados, tudo realizado com muito carinho”, disse Virginia Mendes
Ela relembrou a festa de debutantes do Siminina durante o período em que foi primeira-dama de Cuiabá. “Veio à mente a linda lembrança do Siminina na época em que fui primeira-dama de Cuiabá, onde cerca de 1.500 meninas comemoraram seus 15 anos. Essa data ficará marcada na vida dessas lindas meninas”, afirmou.
A primeira-dama do Estado expressou seus agradecimentos a todos os envolvidos no evento, desde o projeto até a organização. “Agradeço de coração ao vice-prefeito Thiago, à secretária Gonçalina, ao querido produtor de eventos Jeff Ferreira, que coordenou as atividades com muita responsabilidade, à Beth e à Alvanete, responsáveis pela elaboração do projeto, à minha equipe da Unaf, que me representou, à secretária Grasi e à equipe da Setasc, que forneceram todo o suporte necessário para que essa linda festa acontecesse, e ao meu querido amigo Fabio Garcia”, disse Virginia Mendes.
A secretária da Setasc, Grasi Bugalho, que representou a primeira-dama Virginia Mendes no evento, agradeceu a oportunidade de, junto com a equipe da Setasc, ajudar a construir a realização de um sonho que é o projeto “15 anos Solidário”.
“É uma alegria estar aqui hoje. Nós estamos aqui por vocês e para vocês. Então eu quero registrar em nome da primeira dama Virginia Mendes, esses parabéns com todo o carinho. Além de sonhos, esse projeto está construindo cidadania porque mostrou para todas essas meninas que em breve serão mulheres, que elas podem ser o que elas são capazes de sonhar. Então, em nome do Governo de Mato Grosso e da nossa primeira dama Virginia Mendes, eu desejo que Deus continue abençoando ricamente a vida de vocês. Que vocês continuem se dedicando como se dedicaram nessa linda valsa e que o mundo se abra, abra as portas para vocês e vocês possam chegar onde quiserem”, ressaltou.
O secretário da Casa Civil, Fábio Garcia, falou em nome do Governo de Mato Grosso, e lembrou que, tanto o governador Mauro Mendes quanto a primeira-dama Virginia Mendes, além de governar, buscam acolher, abraçar e tratar com carinho, dando a oportunidade a todos de realizar sonhos.
“Não importa da onde a gente sai, importa sempre aonde a gente quer chegar. E é o sonho que faz a gente chegar lá, porque o sonho faz o nosso coração bater. E a gente precisa sonhar para viver. E a partir desse sonho, não importa o quão alto seja a montanha. Importa que a gente coloque sempre Deus na frente, que a gente se dedique muito, que a gente trabalhe muito e a gente acredite muito que nós realizaremos os nossos sonhos. Portanto, o propósito de hoje é que, através dessa noite maravilhosa, que vocês realizem seus sonhos, a gente possa passar a mensagem a cada menina desse estado: vocês podem ser o que quiserem, basta sonhar”, enfatizou.
A secretária de Assistência Social de Nossa Senhora do Livramento, Gonçalina Santana, falou sobre a emoção de estar vivendo o momento da finalização do projeto, com o baile, e sobre a importância do projeto para construir a cidadania de meninas de 15 anos, tanto da zona rural quanto da zona urbana.
“A gente sabe que essas meninas não tivessem esse projeto, muitas delas não teriam a oportunidade de viver esse sonho dos 15 anos, esse sonho de princesa. E além de viver esse sonho de princesa da festa de debutantes, nós também tivemos a oportunidade de oferecer para elas a formação através de rodas de conversa”, contou.
Gonçalina ressaltou ainda o apoio da primeira-dama Virginia Mendes e da Setasc para a realização do evento, e a felicidade pelo município de Nossa Senhora do Livramento, por meio da Secretaria de Assistência Social, ter a confiança do Governo de Mato Grosso.
“Sem a ajuda da primeira-dama e da Setasc nós não conseguiríamos fazer esse evento, desta grandiosidade, tão lindo e tão mágico. Eu estou muito feliz, muito agradecida à primeira dama Virgínia e a secretária Grasielle Bugalho, nos dando força a equipe da Assistência Social aqui de Nossa Senhora do Livramento”, completou.
O vice-prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Thiago Almeida, idealizador do Projeto 15 Anos Solidário, com o slogan “Realizando os sonhos e construindo a Cidadania” explicou que as meninas foram escolhidas por meio de critérios técnicos como o CadÚnico e a média da renda familiar.
“Elas precisavam se enquadrar nesses critérios sociais. Foi tudo feito com muita humildade, muita simplicidade. E nós somos agraciados por ter a Virgínia Mendes como nossa madrinha e o total apoio da Setasc e da Unaf, para a realização desse lindo projeto. Eu não tenho palavras que possam expressar a minha gratidão a cada um que contribuiu para a concretização do sonho dessas 37 meninas da nossa cidade. Nós estamos bastante maravilhados, porque foi uma estrutura maravilhosa, e talvez o maior evento social da história do município de Nossa Senhora do Livramento”, concluiu.
O produtor de eventos, Jeff Ferreira, comentou sobre os desafios e o apoio da primeira-dama Virginia Mendes. ”Para mim, foi desafiador desde o momento em que recebi o convite. Confesso que fiquei muito feliz e, graças a Deus e a todas as pessoas envolvidas, foi um sucesso. Esse dia será marcante na vida das meninas e, com o apoio da nossa primeira-dama Virginia, um projeto que inicialmente seria mais simples se tornou maior do que imaginávamos. Só tenho gratidão em meu coração hoje”, afirmou Jeff.
Para a debutante Raynara Oliveira Santos o projeto dos 15 Anos Solidário foi maravilhoso, pois proporcionou novas experiências para as participantes, além do baile de debutantes, e que as oficinas realizadas irão auxiliar na vida adulta.
“Eu estou muito feliz, um pouquinho nervosa, mas muito feliz. A expectativa era grande, e me surpreendeu mais ainda, pois está tudo muito lindo. Eu me senti muito feliz com tudo isso, porque é difícil de acontecer. Eu ia ter uma festa de 15 anos, mas não seria tão linda e maravilhosa como essa. É uma ótima oportunidade que aconteceu na minha vida. Virginia, te agradeço por ter apoiado a gente nesse sonho. Te agradeço de coração”, disse.
Emocionada, Emilly Vitória falou sobre o sonho de ter uma festa de 15 anos, e que não pode realizar, mas que agora estava realizando. “Eu estou muito feliz, estou até com vontade de chorar. Foi tudo muito bom, as oficinas foram ótimas, e aqui está mais lindo ainda. Muito obrigada, primeira-dama Virginia, por realizar esse sonho. Estou muito, muito feliz”, afirmou.
O prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Silmar Gonçalves de Souza, também esteve presente no evento acompanhado da primeira-dama Marli Venson, e agradeceu a toda a equipe do Governo do Estado que tornou possível a realização do evento.
“Que coisa maravilhosa isso aqui ficou. Só posso agradecer a todos pela realização deste sonho, pelo empenho e pela dedicação para realizar o sonho dessas garotas maravilhosas. Que Deus as abençoe e que Nossa Senhora do Livramento estenda seu manto sagrado sobre todos vocês e suas famílias. Muita paz, muita saúde e sucesso na vida de vocês. Levem meu abraço de agradecimento à primeira-dama Virginia Mendes e ao governador Mauro Mendes”, concluiu.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Penas impostas a réus de 5 vítimas retratadas em mostra somam 107 anos
Publicado
9 horas atrásem
novembro 21, 2024Por
oestenewsA edição 2024 dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” chegou à Sede das Promotorias de Justiça da Capital promovendo a conscientização sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres por meio da 1ª Mostra Fotográfica das Vítimas de Feminicídio em Cuiabá. Com apoio do Ministério Público, a exposição itinerante da Prefeitura Municipal de Cuiabá é realizada pela Secretaria Municipal da Mulher e ficará em cartaz no local até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Dos 11 réus autores dos feminicídios cometidos contra as vítimas retratadas na exposição fotográfica, cinco já foram submetidos a julgamento. Somadas, as penas aplicadas totalizam 107 anos de prisão. Entre os seis réus que ainda não foram julgados, somente Gilson Castelan de Souza, autor do feminicídio cometido contra Silbene Duroure da Guia, está foragido.
A mãe de uma das vítimas, Antônia Maria da Guia, que é avó de quatro netos e bisavó de uma menina de 9 anos, participou da solenidade de abertura da exposição fotográfica realizada nesta quinta-feira, 21 de novembro. Emocionada, a auxiliar judiciária clamou por justiça e lembrou do relacionamento conturbado da filha. “Foram cinco anos de relacionamento entre idas e vindas. Ela esperava que ele mudasse, mas isso não aconteceu. Então eu peço para as mulheres que, em qualquer sinal de violência, denunciem, busquem ajuda, não fiquem caladas. Precisamos parar com essa tragédia. Nenhuma mulher merece morrer”, disse.
De acordo com a procuradora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, o estado de Mato Grosso registrou, em 2024, a morte de 40 mulheres, e cerca de 70 crianças entraram na estatística de órfãos do feminicídio. “Esta exposição é para apresentar quem são essas vítimas, quem são essas mulheres, mães, avós, filhas e o resultado do que aconteceu com esses assassinos. O Ministério Público tem se empenhado para a completa aplicação da Lei Maria da Penha. Hoje, com a alteração significativa no Código Penal, a punição mais severa na legislação brasileira é para o crime de feminicídio, e nós esperamos que isso possa causar impacto na redução desses números”.
A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, reforçou a importância da visibilidade ao tema, destacando que a prevenção começa com debate, informação e ações que promovam segurança, justiça e igualdade. “Infelizmente, as marcas do feminicídio continuam a assombrar nossa sociedade. Vidas preciosas foram interrompidas pela brutalidade e pela misoginia. Quanto mais falamos, mais aprendemos, menos tememos e mais avançamos no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência”, disse.
Para a secretária-adjunta da Mulher de Cuiabá, Elis Prates, ações de conscientização são essenciais: “É um momento de fortalecimento na luta pelo fim da violência contra a mulher, porque só assim conseguimos mudar essa realidade por uma sociedade mais justa, mais igualitária, para que todas possam fazer uso dos seus direitos como cidadãs brasileiras”, pontuou.
Fonte: Ministério Público MT – MT