A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, juntamente com o presidente da MT Par, Wener Santos, coordenou a reunião de alinhamento para o lançamento do Programa SER Família Fé e Vida, nesta segunda-feira (09.12), no auditório Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás. O projeto é uma ação do Governo do Estado, que visa promover a conscientização sobre a prevenção do suicídio e oferecer apoio emocional e espiritual às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes com o apoio do presidente da MT Par, Wener Santos, o programa conta com o apoio do projeto Fé e Vida, criado pelo Padre Fábio de Melo.
“O objetivo é incentivar o diálogo sobre saúde mental, emocional e espiritual a quem precisa, e promover a conscientização sobre a depressão, um dos fatores que mais contribui para o suicídio”, explicou a primeira-dama.
“Dona Virginia estava conversando conosco dias atrás sobre uma postagem que mostra um caso de suicídio, e ela não imaginava a repercussão que daria com esse tema tão polêmico. Foi aí que essa parceria teve início. Para nós, é uma grande honra abraçar com ela esse programa”, pontuou o presidente da MT Par, Wener Santos.
A reunião contou com a presença de padres, pastores e representantes de diversas igrejas, refletindo a união de esforços em prol de uma causa comum. “Essa união de diferentes religiões é crucial para ampliar o alcance da mensagem de esperança e apoio, ajudando a criar um espaço de diálogo aberto sobre temas muitas vezes difíceis, como a depressão”, afirmou Virginia Mendes.
Representando os pastores e pastoras, Eliel Souza, da Igreja Assembleia de Deus, destacou que o evento vem no momento certo. “Nós cremos que tudo acontece no tempo de Deus, e acreditamos que esse projeto foi determinado por Deus para vidas, e vida é algo precioso para nosso Deus”.
O padre Tony Peregrino, representando os padres presentes, ressaltou a importância de promover a vida.
“Conforme diz a palavra de Deus, ‘a tristeza já matou muitos e a tristeza continua a matar’. Nós precisamos promover a vida desde a sua concepção, e precisamos cuidar quando as pessoas estão morrendo, desistindo de viver. Nosso dever é resgatar vidas. Então, vamos abraçar essa missão junto com o programa SER Família Fé e Vida”.
Virginia Mendes compartilhou um pouco de sua própria experiência, lembrando que enfrentou duas crises depressivas. “Eu sei o que é passar por esse sofrimento. Hoje, me sinto confortável para compartilhar minha história e ajudar outras pessoas que também estão passando por momentos difíceis”.
“Agradeço a todos os pastores, pastoras, padres, primeiras-damas municipais e prefeitos que puderam estar conosco neste encontro”, agradeceu a primeira-dama de MT.
A programação do programa SER Família Fé e Vida conta com serviços de cidadania, oferecidos pelas Secretarias de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), de Saúde (SES), da Educação (Seduc), palestras com renomados profissionais da área da saúde, entre outros.
A primeira etapa do programa ocorrerá nas seguintes cidades de Mato Grosso:
• Cuiabá: Quinta-feira, 12 de dezembro, no Ginásio Aecim Tocantins, às 18h (com serviços de cidadania, saúde e educação), e às 20h30, evento com o Padre Fábio de Melo;
• Sorriso: Sexta-feira, 13 de dezembro, no Centro de Eventos;
• Campo Novo do Parecis: Sábado, 14 de dezembro, na Praça Odenor Ortolan;
• Tangará da Serra: Domingo, 15 de dezembro, na Praça dos Pioneiros;
• Campo Verde: Segunda-feira, 17 de dezembro, no Parque das Araras;
• Nova Marilândia: Terça-feira, 18 de dezembro, no Centro de Eventos.
“O programa é uma oportunidade de acolher e ajudar aqueles que enfrentam dificuldades emocionais. Esperamos, com ele, levar apoio e esperança a muitas famílias, combatendo o estigma em torno da saúde mental e mostrando que é possível buscar ajuda”, concluiu Virginia Mendes.
O prefeito eleito de Colíder, Rodrigo Benassi, e o vice-prefeito, Lourenço Mariani, ambos do PRD, serão diplomados na sexta-feira (13) em cerimônia realizada pelo Cartório Eleitoral na Câmara Municipal a partir das 8h. O evento, que é gratuito e aberto ao público, marca o último ato da Justiça Eleitoral nas eleições de 2024.
Ainda em processo de transição e faltando poucos dias para assumir a prefeitura no Nortão, Benassi já definiu que a saúde será uma das principais prioridades nos primeiros dias de gestão. Seguindo os compromissos de campanha, ele também promoverá uma reforma administrativa com redução de secretarias e implementação de metodologias menos burocráticas.
Saúde Na saúde, as primeiras metas são a transformação do Serviço Especial de Saúde (Sesp) em um Pronto Atendimento 24 horas; a contratação de novos médicos; a compra de um ônibus para Tratamento Fora do Domicílio (TFD); e gestão regional e estadual junto ao Hospital Regional de Colíder. Benassi explicou que antes de implantar o atendimento 24 horas no Pronto Atendimento será realizado um estudo de viabilidade ainda no primeiro semestre de 2025. Ele também pretende qualificar os servidores e implantar ações administrativas a fim de tornar o atendimento mais eficiente e humanizado na rede municipal de saúde, incluindo a regulação (agendamento do atendimento) junto ao Hospital Regional.
“Os nossos PSFs e o nosso PA precisam de um atendimento mais humanizado. Juntamente com os servidores, vamos construir esta implementação. Além disso, vamos promover uma reestruturação na regulação e melhorar a comunicação com o Hospital Regional. Precisamos ser mais proativos nesta regulação, assim como também precisam ser os Agentes Comunitários de Saúde com os moradores. Eles têm que fazer as visitas periódicas com todas as informações do paciente para orientá-lo, inclusive precisam fazer visitas extras para lembrar o paciente sobre consultas ou exames agendados. Isso vai gerar eficiência para todos”, explicou Benassi.
“Este modelo na saúde vai ser a tônica da nossa administração. Vamos adotar o atendimento ágil, desburocratizado e humanizado em todos os nossos serviços, da saúde à tributação, da assistência social à educação”, completou o gestor.
Ainda no âmbito municipal, o prefeito eleito tem a intenção de contratar mais médicos especialistas, prioritariamente pediatras e ginecologistas, para reduzir o tempo de espera por atendimento. Para quem precisar sair do município e buscar atendimento em Cuiabá, Benassi se propõe a comprar um ônibus novo, com poltronas leitos de couro e com câmbio automático para melhorar o conforto durante as viagens.
Benassi também planeja fazer gestão para fortalecer a saúde regional junto aos hospitais, o que afeta Colíder diretamente. Para isso, ele almeja assumir a presidência do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia (Cidespa) quando possível.
O gestor já conquistou apoio do governador Mauro Mendes (União) e do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, que, inclusive, se comprometeram em agilizar a reforma do Hospital Regional para entregá-lo em até dois anos junto com um novo aparelho de tomografia.
Outras ações A execução de uma reforma administrativa também deve ser uma das primeiras ações da gestão de Benassi. O objetivo principal é gerar economia para os cofres públicos. Para isso, ele projeta reduzir o número de 13 secretarias municipais para sete ou oito.
Benassi já anunciou quatro nomes para compor o seu staff: • A servidora Mara Lemos Martins comandará a Saúde; • Sidnei da Silva Carvalho assumirá a secretaria de Educação; • Leandro Kessler será o secretário de Administração; • E o vice-prefeito eleito, Lourenço Marani, comandará a pasta de Indústria e Comércio.
Apesar da extinção de secretarias, os serviços serão mantidos sob a coordenação de secretários adjuntos e de servidores técnicos.
“Teremos uma equipe tecnicamente qualificada para gerar e entregar os serviços à sociedade com eficiência, com menos burocracia e com menos politicagem”, concluiu Benassi.