Connect with us

MATO GROSSO

Primeira-dama de MT aciona programa SER Família Solidário para atender duas aldeias de Barão de Melgaço

Publicado

em

Neste sábado (04.03), as aldeias Pirigara (Bororos) e Guatós, localizadas no município de Barão de Melgaço, receberam em caráter emergencial alimentos e Kits de higiene e limpeza do programa SER Família Solidário, desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso.

A missão foi solicitada pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, assim que soube da necessidade das entregas devido a situação emergencial causada pelo alagamento que afeta as aldeias onde vivem 70 famílias indígenas, sendo 42 na aldeia Guatós e 28 na aldeia Pirigara.

Participaram da missão a Unidade de Apoio e Assistências às Famílias (UNAF), a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), a Governadoria e a Defesa Civil. 

“Devido o volume de chuvas, a população da região mais afetada onde estão localizadas as aldeias não conseguem, há dois meses, trafegar pelas estradas. Assim que soube da emergência dos meus irmãos indígenas solicitei à secretária-interina da Setasc, Grasielle Bugalho, para organizar as entregas do SER Família Solidário. Graças à união das equipes de trabalho da Setasc, Unaf, Ciopaer, Governadoria, ao proprietário da fazenda que liberou a pista de pouso, e todo o suporte do Governo do Estado, as 70 famílias que receberam os alimentos e os kits de higiene e limpeza terão um pouco mais de conforto por alguns dias. Essa é nossa missão: chegar onde a população mais precisa”, disse a primeira-dama Virginia Mendes.

O cacique Carlinhos, da aldeia Guatós, agradeceu a sensibilidade da primeira-dama em intervir na situação deles.

“De coração e ‘bom grado’ agradecemos dona Virginia por ter lembrado de nós. Nós mandamos um abraço e esperamos a vinda dela aqui em nossa aldeia para agradecer pessoalmente, porque isso é inédito pra nós. Um prazer estar com vocês aqui e com o Governo do Estado”, agradeceu o Cacique.

Fonte: GOV MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora