Connect with us

BRASIL

Primavera começa neste sábado (23) e calor continua pelo Brasil

Publicado

em

Cariocas e turistas lotam a praia de Ipanema no primeiro final de semana da primavera, em 2020
Tomaz Silva/Agência Brasil – 27/09/2020

Cariocas e turistas lotam a praia de Ipanema no primeiro final de semana da primavera, em 2020

Este sábado (23) é o primeiro dia da primavera de 2023. A estação começou, oficialmente, às 3h50 desta madrugada e se estende até às 00h27 do dia 22 de dezembro, nos horários de Brasília. Embora o último dia do inverno tenha sido nessa sexta (22), a onda de calor registrada ao longo da semana não acaba com a chegada da nova estação e pode continuar até o final do mês em alguns lugares.

De acordo com a Climatempo, a primavera deste ano será marcada, principalmente, pelo calor “acima do normal em quase todo o Brasil”, com os primeiros sinais das altas temperaturas já sendo registrados nos primeiros dias da estação.

Apesar das altas temperaturas em grande parte do Brasil, a primavera tende a se comportar de maneira diferente em cada região. Segundo com a meteorologista Morgana Almeida, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Sul deve continuar com a tendência chuvosa observada nas últimas semanas, o Norte e Nordeste devem registrar as primeiras chuvas, enquanto o Centro-Oeste e Sudeste terão um clima mais úmido.

No Sul, o inverno e primavera são mais chuvosos devido ao aumento da frequência da passagem de frentes frias. Como este ano há a influência do fenômeno climático El Niño, a previsão é que a região tenha dias mais chuvosos, explica a especialista.

O El Niño vai continuar causando efeitos sobre o Brasil durante a primavera, afetando padrões de chuva e temperatura, segundo a Climatempo. Durante a estação, o fenômeno por causar mais inundações no Sul, como as registradas no Rio Grande do Sul, que contabilizaram ao menos 49 mortes, segundo a Defesa Civil do estado.

A condição também avança para o Sudeste e Centro-Oeste, que têm, durante a primavera, uma transição entre o fim de um inverno seco para uma primavera-verão mais úmida, segundo Morgana.

O fenômeno ainda afeta o Norte e Nordeste, levando seca às regiões. Conforme a meteorologista, esta época do ano geralmente registra as primeiras chuvas da primavera, especialmente na divisa entre o Maranhão, Piauí e Bahia, região de fronteira agrícola chamada de ‘Matopiba’. Essa condição, no entanto, deve ser sofrer alterações devido ao El Niño.

“No centro-norte e na faixa leste do Nordeste, a primavera é seca e caminha para um verão quente, com uma redução quase que por total das chuvas”, explica.

As primeiras chuvas da estação também devem começar na região Norte, especialmente no centro-sul — que engloba o Acre, Rondônia, sul do Amazonas e do Pará, por exemplo —, com uma condição gradativa.

“Ao longo da estação, temos esse ‘espalhamento’. É como se pensássemos no centro do Brasil mais seco no inverno e, ao longo da primavera, essa umidade e as chuvas tendem a se espalhar mais”, destaca.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora