O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre chuvas fortes que podem ocorrer em grande parte do país nesta quarta-feira (21). Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul serão as regiões mais afetadas. Além disso, a tempestade tropical Akará , reconhecida pela Marinha do Brasil como uma evolução de um ciclone subtropical na costa Sul do país, pode influenciar o clima.
No Rio de Janeiro e São Paulo, espera-se chuva nesta quarta (21). No Rio, as temperaturas variarão entre 22°C e 32°C, enquanto em São Paulo não passarão dos 25°C.
Veja o mapa do Inmet abaixo com os alertas para hoje:
Os alertas laranjas abrangendo todas as regiões do país indicam condições climáticas perigosas, incluindo risco de cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e raios. É aconselhável não abrigar-se sob árvores durante rajadas de vento e não estacionar perto de torres de transmissão e placas de publicidade.
A área amarela indica perigo potencial devido à chuva menos intensa, mas o Inmet recomenda precauções semelhantes às do estágio mais grave.
Tempestade Akará
Até quinta-feira (22), a tempestade tropical Akará, localizada entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, não deve se aproximar da costa, de acordo com a Marinha do Brasil. No entanto, as embarcações na área marítima sul do Brasil devem permanecer alertas ao ciclone tropical a cerca de 650 km a sudeste de Florianópolis, com deslocamento inclinado para o sul. Prevê-se que o ciclone não cause grandes impactos na costa.
Devido às condições atmosféricas persistentes e ao aumento dos ventos, o ciclone foi categorizado como tempestade e recebeu o nome “Akará”, palavra Tupi para um tipo de peixe, conforme a lista oficial de ciclones anômalos (subtropicais ou tropicais) da Marinha para o Brasil, e não se espera que se transforme em furacão.
Previsão
De acordo com o Inmet, entre os dias 19 e 26 de fevereiro, são esperados grandes acumulados de chuva nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
Em Salvador, onde há um alerta laranja, são esperadas chuvas isoladas e trovoadas, com temperaturas entre 25°C e 31°C. Em Curitiba, as condições devem ser semelhantes, com máxima de 23°C e mínima de 17°C.
Em Manaus, a manhã será livre de chuva, mas o restante do dia terá muitas nuvens, chuvas isoladas e trovoadas, com temperaturas entre 26°C e 36°C.
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.