Connect with us

BRASIL

Presidentes do Mercosul fazem crítica velada a Milei por faltar em cúpula

Publicado

em

Cúpula do Mercosul em julho de 2024; estão presentes em ordem: Ricardo Martinelli (Panamá, convidado), Santiago Peña (Paraguai), Lula, Lacalle Pou (Uruguai) e Luis Arce (Bolívia)
Agência GOV

Cúpula do Mercosul em julho de 2024; estão presentes em ordem: Ricardo Martinelli (Panamá, convidado), Santiago Peña (Paraguai), Lula, Lacalle Pou (Uruguai) e Luis Arce (Bolívia)


Luiz Inácio Lula da Silva (PT) representou o Brasil na Cúpula do Mercosul que aconteceu na segunda, 8, no Paraguai. O presidente criticou diversos pontos da região, como “nacionalismo arcaico”.

No discurso, comentou: “Não faz sentido recorrer ao nacionalismo arcaico e isolacionista , tampouco à justificativa para resgatar experiências ultraliberais que apenas agravaram desigualdades na nossa região”,

A fala é uma resposta a atitudes de Javier Milei , presidente da Argentina. O homem recusou-se a participar da Cúpula e, no passado, mostrou-se contra a aliança Mercosul. Anteriormente, fez ameaças de retirar Argentina do bloco.

Lula vs Milei

Milei não participou da Cúpula do Mercosul, mas veio ao Brasil para discursar no domingo, 8. Ao lado de Jair Bolsonaro (PL) , o argentino participou de um evento de líderes de direita em Santa Catarina .

Em discursos, Milei mostrou-se abertamente contra Lula e o governo do petista e chamou o presidente de “comunista” e “corrupto.”

Por isso, na fala do encontro do Mercosul, Lula comentou sobre “nacionalismo arcaico” e defendeu as ações do bloco econômico e comentar como, apesar de divergências, é importante saber navegar e manter alianças:

“O Mercosul é resiliente e tem sobrevivido aos difíceis anos de desintegração. Pensar igual nunca foi critério para engajamento construtivo nas tarefas do bloco. A diversidade de opiniões, sem extremismos e intolerância, é bem-vinda.”

Outras falas incluem, mais diretamente, questões econômicas:

“Mas é preciso permanecer vigilantes. Falsos democratas tentam solapar as instituições e colocá-las a serviço de interesses reacionários. Enquanto nossa região seguir entre as mais desiguais do mundo, a estabilidade política permanecerá ameaçada. Democracia e desenvolvimento andam lado-a-lado. Os bons economistas sabem que o livre-mercado não é uma panaceia para a humanidade.”

Lula recebe apoio de outros presidentes

Luis Alberto Lacalle Pou , presidente do Uruguai, é adepto de políticas de direita – e, mesmo assim, apoiou e concordou com a fala de Lula:

“Não importa somente a mensagem. É muito importante o mensageiro e, obviamente, não menosprezo ninguém. Mas, se o Mercosul é tão importante, aqui deveriam estar todos os presidentes. Eu presto importância ao Mercosul. E se realmente acreditamos nesse bloco, deveríamos estar todos.”

Golpe na Bolívia e Milei

Luís Arce , presidente da Bolívia, comentou sobre a recente tentativa de golpe de Estado que o país passou.

Ele agradeceu àqueles colegas prestadores de apoio e criticou fala sobre “suposto autogolpe”. Milei, assim como Eduardo Bolsonaro , compartilharam teorias sobre um golpe falso causado pelo próprio Arce para fortificar o governo.

“Lamentamos declarações infundadas e poucos sérias sobre um suposto autogolpe quando lamentavelmente se tratava de um clássico golpe de Estado”, disse o boliviano.

Lula comentou, no início do discurso, sobre a situação política da Bolívia:

“A democracia prevaleceu graças à firmeza do governo boliviano, à mobilização de seu povo e ao rechaço da comunidade internacional. O Mercosul permaneceu mais uma vez unido em defesa da plena vigência do estado de direito, consagrada no Protocolo de Ushuaia. A reação unânime ao 26 de junho na Bolívia e ao 8 de janeiro no Brasil demonstram que não há atalhos à democracia em nossa região.”

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora