Connect with us

MATO GROSSO

Presidente recebe moção de aplauso da Câmara de Cuiabá pelo Dia do Advogado e do Magistrado

Publicado

em

A presidente do Poder Judiciário de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva foi homenageada pela Câmara Municipal de Cuiabá, com a entrega da Moção de Aplauso pelo Dia do Advogado, que será comemorado nesta sexta-feira, dia 11 de agosto.
 
No total foram homenageados 109 advogados. A solenidade foi proposta pelo presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Chico 2000 e pelo vereador Demilson Nogueira. Celebrado no dia 11 agosto, a data faz referência aos primeiros cursos de Direito criados no Brasil, que foram a Universidade de São Paulo (USP) e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, criados em 1827.
 
Em seu pronunciamento, a desembargadora Clarice Claudino mencionou a criação da Faculdade de Direito em Olinda (PE) e da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, que hoje integra a Universidade de São Paulo (USP), e destacou a ascensão profissional conquistada pelas mulheres na Advocacia.
 
“Todas as famílias abastadas na época tinham filho formado em Direito, passa pelos grandes poetas e grandes nomes da política. É uma tradição que até hoje ainda é muito forte. Se fizermos um levantamento entre os homens públicos, o bacharelado em Direito é ainda predominante. Esse cenário tem agora, um componente a mais, que é a ascensão cada vez maior da mulher, tanto na advocacia quanto na política”.
 
A presidente do Judiciário aproveitou para homenagear o trabalho prestado pelos mais de 18 mil magistrados e magistradas brasileiros, que também será comemorado no dia 11 de agosto.
 
“Solenidades como essa fortalecem a categoria e traz ao público nomes que trabalham incessantemente em prol da sociedade. Falo também, não só da advocacia, já que no dia 11 de agosto também é comemorado o Dia do Magistrado, que também são nossos homenageados. Somos 18 mil profissionais no país, e temos sob a nossa responsabilidade nada menos do que 80 milhões de processos, é realmente uma vida de sacrifícios e dedicação extrema, e é por isso que rendo minhas homenagens a todos que compõe o sistema de justiça. Nenhum é mais importante do que o outro, porque se falhar um, os outros todos estarão indo para o mesmo caminho. Que os nossos advogados e advogadas da advocacia pública e privada, magistrados e magistradas de todos os segmentos da magistratura, recebam as nossas homenagens com votos, de que tenhamos cada vez mais claros, os propósitos que nos movem rumo à uma sociedade de paz, de engajamento e de colaboração fraterna”, concluiu a desembargadora.
 
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Gisela Cardoso, ressaltou a importância do advogado, que é uma das profissões mais importantes para a sociedade, pois tem a função da pacificação social e por isso está garantida na Constituição Federal.
 
“A importância do advogado na sociedade não pode ser esquecida, não pode ser escondida. Ela deve ser lembrada e celebrada como estamos fazendo aqui hoje. Por isso agradeço a deferência ao vereador Chico e o vereador Demilson por proporcionar a advocacia mato-grossense essa lembrança, essa homenagem e todos estes advogados hoje representam os mais de 33 mil advogados inscritos na OAB/MT”, destacou.
 
“É uma data especial que precisa ser lembrada e a Câmara Municipal de Cuiabá não poderia ficar fora dessa homenagem ao Dia do Advogado. Profissionais que são lembrados, normalmente, quando tem problemas”, disse o presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: desembargadora Clarice está atrás do púpito falando ao microfone. Segunda imagem: desembargadora Clarice Claudino posa para foto. Ao centro, o vereador Chico 2000, acompanhado da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Gisela Cardoso, o vereador Demilson Nogueira e o procurador da Câmara Municipal, Marcos Antônio de Souza Brito, a direita.
 
Naiara Martins
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Polícia Civil deflagra Operação Cafofo para cumprimento de mandados de prisão

Publicado

em

Por

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).

As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.

Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.

Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.

Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.

Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.

A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.

Nome

A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora