Connect with us

MATO GROSSO

Presidente do Tribunal de Justiça inaugura novo Fórum da Comarca de Água Boa

Publicado

em

A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Silva, inaugurou na manhã desta quarta-feira (01 de novembro) o novo Fórum da Comarca de Água Boa.
 
A solenidade também contou com a presença da vice-presidente do TJMT, desembargadora Maria Erotides Kneip, do corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, e de autoridades da região do Vale do Araguaia, que puderam conhecer o novo espaço do Judiciário mato-grossense.
 
A líder do Judiciário afirmou estar encantada com a nova estrutura. “Estou muito feliz de caber a minha gestão essa tão sonhada inauguração do Fórum de Água Boa. É um sonho que se concretiza, com mais qualidade de vida para os servidores e também para os jurisdicionados, que poderão ser melhor acolhidos”, ressaltou a presidente.
 
Durante a sua fala, a desembargadora evidenciou o reconhecimento a todos que tiveram papel fundamental para a construção de uma sede da Justiça tão acolhedora. Como exemplo de pessoas que não mediram esforços para a construção do novo Fórum, a magistrada citou o juiz Anderson Gomes Junqueira, que já pertenceu à Comarca, e o desembargador Rui Ramos Ribeiro.
 
Novo Fórum da Comarca de Água Boa – Com uma estrutura moderna, sustentável e acessível, a nova casa do Poder Judiciário na Comarca conta com mais de 2.800m² de área construída e cerca de 155 vagas de estacionamento para atender as necessidades da população dos municípios de Água Boa, Cocalinho e Nova Nazaré.
 
A Comarca conta atualmente com duas Varas Cíveis, duas Varas Criminais, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e Juizado Especial Cível e Criminal.
 
Para a diretora do Foro de Água Boa, juíza Daiane Marilyn Vaz, a inauguração da nova sede da Comarca representa um marco significativo. “É mais que um prédio. É com certeza um símbolo de dedicação e do respeito aos direitos fundamentais dos nossos cidadãos, onde a população aguaboense pode buscar a resolução dos seus conflitos e encontrar a Justiça.
 
Acessibilidade e Sustentabilidade – O prédio foi construído a partir das normas indicadas para oferecer acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e possui piso tátil, guia rebaixada, assentos de atendimento prioritário e preferencial sinalizados, guia rebaixada, rampa de acesso, barras de apoio, banheiros adaptados e vagas de estacionamento preferenciais. Ainda em novembro será instalado um ECO Ponto na nova sede pela equipe do Núcleo de Sustentabilidade do Poder Judiciário.
 
A desembargadora Clarice Claudino da Silva destacou a importância de um Fórum que contemple o cuidado com o meio ambiente e com a inclusão de todos. “A população está hoje recebendo e poderá usufruir um espaço com acessibilidade, sustentabilidade e, especialmente, com um ambiente acolhedor. Isso é de vital importância.
 
Cidadã Aguaboense – Durante a inauguração, a presidente do TJMT recebeu das mãos dos vereadores da Câmara Municipal de Água Boa o Título de Cidadã do município. Ainda no evento, a líder do ganhou um grande bolo em homenagem aos 35 anos dedicados à magistratura pela desembargadora. A líder do Judiciário agradeceu a surpresa, que, segundo ela, ficou muito agradecida por receber.
 
Escolha do nome – O novo fórum recebe o nome de Desembargador Salvador Pompeu de Barros Filho, em homenagem ao magistrado que foi presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso entre os anos de 1993 a 1995. O desembargador faleceu no dia 15 de setembro de 2013, aos 86 anos.
 
O prefeito de Água Boa, Mariano Filho, engrandeceu a parceria com o Poder Judiciário de Mato Grosso para viabilização e contrução do fórum.  
 
Participaram também da cerimônia de inauguração do novo fórum, o desembargador Paulo da Cunha, o juiz auxiliar da Presidência, Túlio Duailibi Alves Souza, a diretora-geral do TJMT, Euzeni Paiva de Paula.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: fotografia registrando o momento em que a placa de inaguração é descerrada, com a presença da presidente,vice-presidente, corregedor, desembargador e juizada da comarca, além de autoridades locais. Segunda imagem: presidente do TJMT está em pé e fala ao microfone. Terceira imagem: fotografia registrando a fachada do novo fórum, que possui uma ampla área envidraçada. Quarta imagem: presidente do TJMT exibe o título de cidadão aguaboense. Ela está em pé e ladeada por vereadores do município.
 
Marco Cappelletti/ Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Kit da  6ª Corrida do Judiciário deve ser retirada antecipadamente

Publicado

em

Por

Os preparativos para a 6ª Corrida do Judiciário entram na fase final com a entrega dos kits nos dias 8 e 9 de novembro, das 12h às 20h, na loja Beto Sports, no 1º piso do Shopping Pantanal.  O evento, idealizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso e realizado pela Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), será neste domingo (10 de novembro), com largada em frente ao Fórum de Cuiabá, às 6h30. Neste ano, o percurso será de 6 km para a corrida e de 3 km para a caminhada.
 
Os participantes da 6ª Corrida do Judiciário devem se atentar às datas e local de entrega dos kits, pois não haverá entrega no dia da corrida, antes da largada. Cada kit inclui uma camiseta, produzida pela marca cuiabana Onng, além de um chip e o número de peito.
 
A retirada do kit deverá ser realizada pelo próprio atleta, com a apresentação obrigatória de documento de identificação com foto e comprovante de inscrição paga. Caso seja feita por um terceiro, o portador deverá levar cópia de documento oficial com foto e o comprovante da inscrição.
 
Percurso – A largada da corrida e da caminhada será em frente ao Fórum da Capital, na Avenida Desembargador Milton Figueiredo Ferreira Mendes, no Centro Político Administrativo, em direção ao Parque das Águas. Dois pontos de hidratação estarão à disposição dos participantes.
 
Os atletas da corrida, com percurso de 6 km, seguirão sentido à Assembleia Legislativa, para a Avenida Hélio Ribeiro até a entrada do parque, onde farão o contorno do lago e acessar novamente a avenida, já no bairro Residencial Paiaguás. O trajeto continua em direção ao Detran-MT, com contorno de todo o complexo do Departamento de Trânsito e saída pelo portão 2, onde farão o retornam à avenida Desembargador Milton Figueiredo em direção ao Fórum, para a linha de chegada.  
 
Os participantes da caminhada de 3 km farão o mesmo trajeto até a Assembleia Legislativa, mas ao invés de seguir em frente, os atletas farão a volta na rotatória em frente à Casa de Leis e retornarão para o Fórum, pela mesma avenida.  Ao longo de todo o percurso, serão instalados seis “pontos de hidratação”.
 
 
O evento também conta com a parceria da Federação Mato-grossense de Atletismo, Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) e Polícia Militar (PMMT).
 
ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. A imagem é um cartaz promocional da “6ª Corrida do Judiciário 2024”. Na parte superior, há um logotipo com duas figuras correndo, uma masculina e outra feminina, com o nome do evento “6ª Corrida do Judiciário 2024” escrito ao lado delas. Abaixo do logotipo, o texto “ENTREGA KIT” é exibido em destaque. Mais abaixo, há uma caixa contendo o logotipo e o nome de “Beto Sports”, juntamente com o local “Pantanal Shopping 1º Piso”. Na parte inferior do cartaz, são fornecidas as datas e horários de entrega: “Data da Entrega: 8 e 9/11” e “Horário: 12h às 20h”.
 
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora