Connect with us

MATO GROSSO

Presidente do Tribunal de Justiça compõe roda de conversa no evento ‘Mulheres no Poder’

Publicado

em

A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Costa, dialogou na tarde dessa terça-feira (07 de março) com lideranças femininas no evento ‘Mulheres no Poder’.
 
O encontro promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB/MT), em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, trouxe como pauta mulheres que ocupam lugares de destaque em instituições mato-grossenses.
 
Além da desembargadora, a roda de conversa contou com a participação de três representantes máximas de instituições de Mato Grosso: a presidente da OAB/MT, Gisela Cardoso, a defensora pública-geral de Mato Grosso, Maria Luziane de Castro e a delegada-geral de Polícia Civil do Estado, Daniela Maidel.
 
As participantes puderam compartilhar experiências de sucesso e discutir a importância da construção de espaços que promovam a igualdade de condições, em uma sociedade construída justamente a partir da desigualdade entre gêneros.
 
A presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva discorreu durante sua fala no evento sobre as dificuldades e cobranças desproporcionais impostas às mulheres para que consigam reconhecimento em suas profissões.
 
A líder do Judiciário fez uma retrospectiva sobre as mulheres que fizeram parte dos 148 anos de história do TJMT e fez referência à primeira mulher a ocupar o desembargo em Mato Grosso. “Estamos avançando vertiginosamente, até 1979 não tínhamos uma mulher desembargadora no Estado, a desembargadora Shelma Lombardi de Kato foi a primeira. E só após três décadas, sozinha, foi que a segunda mulher de carreira chegou à corte, eu.”
 
Ainda em seu discurso, a desembargadora destacou também a conquista da Justiça mato-grossense em ter duas gestões sucessivas com mulheres ocupando a presidência e vice-presidência da instituição. “Nós abrimos as portas para a entrada de tantas outras mulheres. Na magistratura de Mato Grosso já somos um terço e no Tribunal também já somos 10 desembargadoras, de 30 desembargadores no total. Isso não é rotineiro em outros tribunais.”
 
“Onde nós estivermos unidas, para lá estará direcionada a nossa força. Essa fase mais trabalhosa já superamos, mas não se iludam, ainda temos muito para conquistar em espaços que nos competem. Espero que nessas pegadas que nossos pés irão deixar caibam os pés de todas vocês e das futuras gerações”, finaliza a presidente do TJMT.
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição das imagens: Foto 01 – desembargadora Clarice Claudino da Silva está sentada, sorrindo, olhando em direção à plateia com o microfone em mãos. Foto 02 – presidente do TJMT está sentada junto às outras três convidadas, falando ao público. Foto 03 – Plano geral do auditório do evento com as quatro participantes no palco ao fundo. Público está de costas, sentados em suas cadeiras, observado a roda de conversa. O auditório tem as paredes na cor azul e bandeiras do Brasil, Mato Grosso e OAB no canto esquerdo do palco. No canto direito telão com imagens do evento. Ao centro a marca da OAB.
 
Marco Cappelletti/ Fotos Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora