MATO GROSSO

Presidente do TJMT ministra palestra ‘Semear a Paz: Fortalecer a Justiça’ na comarca de Sorriso

Publicado

em

A política de pacificação social realizada pelo Núcleo da Justiça Restaurativa (NugJur-MT) do Poder Judiciário de Mato Grosso (TJMT), com realização dos ‘Círculos de Construção de Paz’ na rede de ensino pública e privada ganhou atenção dos advogados e acadêmicos de direito da Faculdade Centro Mato-grossense (Facem), no município de Sorriso (a 420 km de Cuiabá) que assistiram à palestra ‘Semear a Paz: Fortalecer a Justiça’, ministrada pela presidente da corte, desembargadora Clarice Claudino da Silva.
 
O evento jurídico da II Semana Jurídica ‘o Ano da Justiça Restaurativa na Educação’, conta com parceria da Justiça, Prefeitura e outros órgãos, é realizada de 30 de outubro a 01 de novembro, na 17ª Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 
 
Na palestra, a desembargadora Clarice Claudino compartilhou o conceito e os objetivos dos ‘Círculos de Construção de Paz’, com destaque para os resultados de transformação social nas relações interpessoais da sociedade. 
 
“Quando realizamos os ‘Círculos de Construção de Paz’, estamos incentivando as pessoas a serem mais tolerantes, a ouvir com mais atenção, com foco nos sentimentos e nas necessidades de ambos. Nesta vida cotidiana corrida que estamos vivendo atualmente, alguns valores de relevante importância ficam esquecidos”, destacou a desembargadora. 
 
Outro foco da palestra foi a realização das práticas restaurativas na rede de ensino pública e privada que leva para dentro das escolas os ‘Círculos de Construção de Paz’, para eliminar os conflitos, principalmente, os casos de intimidação sistemática, atos de violência física, psicológica ou intencional que acontece de modo repetitivo. 
 
“Este é momento de interação bastante rico e interessante. Foi notório e vivido o interesse desses acadêmicos e participantes para entender como funciona um ‘Círculos de Paz’, para que serve a Justiça e a Paz. Estamos satisfeitos com essa parcela de contribuição para os estudantes em processo de formação e a sociedade. Aqui em Sorriso, o trabalho está bastante consolidado na esfera da educação, nas escolas urbanas, rurais e escolas particulares, isso é maravilhoso, estamos andando no caminho certo”, declarou a desembargadora Clarice Claudino da Silva.
 
O coordenador do curso de Direito da Facem, professor Glaucio Coutinho, considera que a palestra sobre Justiça Restaurativa contribui para que os alunos aprendam sobre a promoção do diálogo, empatia e respeito na sociedade.
 
“É uma imensa alegria receber a presidente do TJMT para essa rica palestra com ensinamentos restaurativos com foco na paz. Isso é muito importante para os nossos acadêmicos de direito, isso agrega valor, é uma visão diferente com outro horizonte, uma justiça que também atua na prevenção de conflitos sociais”, explicou o professor universitário.  
 
O juiz auxiliar da presidência do (TJMT) e coordenador do NugJur, Júlio Duailibi Alves Souza, que participou da mesa de debates, respondendo às perguntas e esclarecendo as dúvidas do público, destacou que participar de palestras como essa “é um momento muito especial para a Justiça restaurativa, principalmente nesta oportunidade que a Facem  abre as suas portas para que possamos debater um assunto incomum, ensinar um pouco para esses estudantes sobre essa ferramenta que complementa o sistema tradicional de justiça”.
 
Além da palestra ministrada pela presidente da corte, os acadêmicos também tiveram oportunidade de aprender mais sobre a Justiça Restaurativa, em uma explanção ministrada nesta terça-feira (31.10), pela assessora especial da presidência do TJMT, Katiane Boschetti, que tratou do tema ‘Justiça Restaurativa nas Políticas Públicas e Ambientes Organizacionais’.
 
O encerramento do evento será nesta quarta-feira (01.11), com a palestra ‘Retorno Pacificado à Escola’ com a juíza Cristhiane Trombini Puia Baggio, da 2ª Vara Cível de Lucas do Rio Verde.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Foto 1: desembargadora presidente está em pé, no pulpito e fala ao microfone. Foto 2: a imagem mostra a mesa de honra. Em primeiro plano aparace o público. Foto 3: desembargadora, juiz-auxiliar e juiz da comarca e demais convidados exibem o certificado
 
Carlos Celestino. Fotos: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Copyright © 2022 Oeste News