Connect with us

MATO GROSSO

Presidente do Judiciário se reúne com lideranças femininas da OAB-MT

Publicado

em

A proximidade do mês de março (Mês da Mulher) motivou a solicitação de uma agenda por advogadas com a presidente do Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT), desembargadora Clarice Claudino. O encontro ocorreu na tarde de quarta-feira (22 de fevereiro), quando a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, a secretária-geral adjunta, Adriana Tanssini, e sete presidentes de Subseções da Ordem forma recebidas pela desembargadora.
 
A visita institucional se tornou uma roda de conversas com troca de experiências e compartilhamento de desafios enfrentados por elas pelo fato de exercerem lideranças femininas. “A mulher está se afirmando cada dia mais nos cargos de gestão. Isso, na minha visão, é fruto do próprio amadurecimento da mulher, que vem agora em uma fase de colheita de frutos das gerações passadas. Aqui no TJMT, a desembargadora Shelma Lombardi de Kato, lá nos anos de 1991 abriu o caminho para que hoje não precisemos passar pelos mesmos desafios que ela passou”, lembrou a desembargadora presidente.
 
Clarice Claudino enfatizou o bom relacionamento entre as duas instituições e a felicidade em receber tantas lideranças femininas. “Ao mesmo tempo em que foi uma visita institucional, também foi momento de descontração e de conhecer a realidade de cada uma das subseções, que estão sendo geridas por essas mulheres, e mulheres jovens. Também surgiram várias ideias de parceria”, adiantou.
 
O grupo também aproveitou o momento para celebrar algumas vitórias e conquistas alcançadas pelas mulheres neste percurso. “Vivemos um momento muito especial quando se fala em representatividade feminina no cenário estadual, nacional”, destacou a presidente da OAB-MT ao salientar que o sistema de Justiça como um todo caminha na direção da igualdade de gêneros.
 
A fala de Gisela se refere ao fato das Cortes Superiores serem comandadas atualmente pelas ministras Rosa Weber (presidente do Supremo Tribunal Federal-STF) e Maria Thereza de Assis Moura (presidente do Superior Tribunal de Justiça-STJ). Em Mato Grosso, a representação feminina conta com a defensora-geral, Maria Luziane Ribeiro de Castro e delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Silveira Maidel. A superintendente da Polícia Federal no Estado também é uma mulher, delegada PF Lígia Neves Azis Lucindo.
 
Gisela lembrou que em 90 anos de história da Ordem, ela é a segunda mulher a assumir a presidência. A pioneira foi a ex-presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas. “Nas 29 Subseções, nunca foram tantas mulheres a conduzi-las, são nove no mandato 2022/2024”, cita.
No Tribunal, pela segunda gestão consecutiva, duas mulheres dividem a presidência e vice-presidência. Na gestão 2021/2022 a presidente era a Maria Helena Gargaglione Póvoas e a vice, a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro. Na atual gestão, Clarice Claudino tem como vice-presidente a desembargadora Maria Erotides Kneip.
 
Pacificação social em pauta – Com o slogan da gestão “Semear a paz. Fortalecer a Justiça”, a desembargadora Clarice, que também é presidente do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur), tem levado ao maior número de encontros institucionais possíveis a bandeira da disseminação da cultura da paz. Desta vez o assunto não poderia ficar de fora. “Conversamos sobre a busca pela pacificação social e surgiu a ideia de uma parceria entre a OAB-MT e o TJMT, já que houve conexão com um projeto da Ordem, o Saber nas Escolas, podemos unir forçar para a realização de ciclos de construção de paz nas unidades de ensino, ensinar, crianças e jovens a ter um diálogo mais saudável e organizado”, antecipou a desembargadora.
 
Ainda participaram do evento as presidentes das subseções da OAB, Cibeli Simões dos Santos (3ª Subseção de Cáceres), Xênia Artmann Guerra (6ª Subseção de Sinop), Fabiane Melo (14ª Subseção de Peixoto de Azevedo), Danusa Oneda (21ª Subseção de Lucas do Rio Verde), Ethiene Brandão (22ª Subseção de Primavera do Leste), Catiane Cardoso (26ª Subseção de Comodoro) e Laís Resende (28ª Subseção de Água Boa).
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição das imagens: Imagem 1 – Foto retangular colorida da presidente do TJMT ladeada pelas lideranças femininas da advocacia. 
 
 
 
Alcione dos Anjos/ Fotos Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Polícia Civil prende homem foragido da Justiça do Estado de Minas Gerais

Publicado

em

Por

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia de Guarantã do Norte, prendeu, nesta quinta-feira (21.11), um homem com mandado de prisão expedido pela Justiça do Estado de Minas Gerais.

O foragido vinha sendo procurado pelo crime de tráfico de drogas, após ser preso na cidade de Uberlândia (MG) com entorpecentes trazido do Paraguai.

Na época dos fatos ele foi preso em flagrante, mas foi colocado em liberdade condicional mediante uso de tornozeleira eletrônica.

No entanto, o homem rompeu o equipamento e fugiu. Diante da conduta, ele acabou tendo a prisão decretada pelo rompimento de tornozeleira eletrônica e pelo tráfico de drogas.

Ao ser localizado pelos policiais civis em Guarantã do Norte, ele foi conduzido para as providências cabíveis e colocado à disposição da Justiça.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora