A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Silva, participou do 3º Encontro Nacional dos Conselhos Comunitários de Segurança e Federações dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Feconsegs), nesta quinta-feira (15 de agosto), na Escola Superior de Contas, em Cuiabá.
O evento, realizado pela Feconseg-MT em parceria com diversas instituições, dentre elas o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), contou com palestras de autoridades que atuam em órgãos como Ministério Público, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Tribunal Regional do Trabalho, Polícia Judiciária Civil, e reuniu servidores das Forças de Segurança de diversos estados para debater e apresentar resultados de projetos voltados a temas como a integração da administração pública no combate à violência, a destinação de recursos para efetivação das políticas de prevenção à criminalidade, a Polícia Comunitária, entre outros.
“Esse é um evento que fortalece todos os Conselhos Comunitários de Segurança. E a finalidade desses conselhos tem sido cada vez mais reforçada com as parcerias, com os apoios institucionais, dentre os quais o Poder Judiciário se inclui, nessa união de forças para que as comunidades sejam realmente atendidas nas suas necessidades, facilitando toda sorte de melhorias nos trabalhos das Forças de Segurança”, declarou a presidente.
Na oportunidade, a chefe do Poder Judiciário de Mato Grosso foi homenageada com a moeda honorífica “Integração Comunitária 2024”, concedida pela Feconseg-MT. “Receber essa moeda, hoje, representa um reconhecimento de todo esforço que temos feito, enquanto Poder Judiciário, para participar efetivamente das melhorias e fortalecer os Conselhos, que, na verdade, são aquela força mais próxima da comunidade e que sabe identificar onde o investimento tem que ser feito, onde buscar esses recursos. E nisso o Poder Judiciário se engrandece em colaborar”, afirmou.
Presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública e Supervisor da Escola Superior de Contas, o conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Waldir Júlio Teis, ressaltou a importância do evento para o aprimoramento das políticas de segurança pública.
“É um ganho na implementação das políticas públicas. A questão da segurança pública é responsabilidade de todos. É dever do Estado, mas todos nós temos responsabilidade. Com relação aos Consegs, veja que trabalho bonito esse pessoal consegue fazer para poder melhorar a segurança das pessoas! Então, é a união de instituições, isso é necessário porque é muito mais rápido para resolver e muito menos dispendioso”, avaliou.
O conselheiro enalteceu ainda a parceria do TJMT, por meio da presidente Clarice Claudino, nas ações junto ao Tribunal de Contas. “Para nós, isso é muito importante porque a gente vê o Poder Judiciário junto com um órgão, que é o Tribunal de Contas, buscando também as soluções para a sociedade. Embora não seja produto do Tribunal de Justiça buscar soluções de políticas públicas, mas tem sim a responsabilidade de procurar fazer com que as políticas públicas sejam melhoradas e a participação dela nos engrandece muito”.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: foto colorida que mostra a desembargadora Clarice Claudino ladeada por outras autoridades, segurando a moeda honorífica da Feconseg. Ela é uma senhora branca, de cabelos lisos, curtos e loiros, usando vestido de renda preto e colar dourado.
Celly Silva/Foto: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
Imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT