Connect with us

MATO GROSSO

Presidente Clarice Claudino participa da posse da mesa diretora do Tribunal de Contas

Publicado

em

A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Silva, participou da sessão de posse da 57ª mesa diretora do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) para o biênio 2024-2025. A cerimônia ocorreu no auditório da Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso (Fatec Senai), na manhã desta terça-feira (21). Compõem ainda a próxima mesa diretora os conselheiros Guilherme Maluf e José Carlos Novelli, nos cargos de vice-presidente e corregedor-geral.
 
Questionada sobre a expectativa da relação entre as instituições a partir do próximo ano, a chefe do Judiciário estadual demonstrou otimismo. “Tenho certeza de que vai ser tão boa quanto tem sido com os antecessores porque o conselheiro Sérgio Ricardo sempre esteve em conexão com todas as parcerias já em andamento e já tem sinalizado alguns outros projetos interessantes que pretende desenvolver em parceria com o Judiciário, por exemplo, a questão da educação no que tange às vagas de creche, tarefa que já está bastante adiantada, com grupo bastante coeso”, disse.
 
Em seu pronunciamento a presidente do Tribunal de Justiça registrou seus elogios ao atual presidente da Corte de Contas, conselheiro José Carlos Novelli e externou sua confiança na nova diretoria do TCE. “Serve de exemplo na busca de parcerias como são as que nós temos construído com Poder Judiciário e Tribunal de Contas. A visão futurista, humanitária e, principalmente, conciliadora de vossa excelência faz com que tenhamos esperança de que o conselheiro Sérgio Ricardo possa seguir esse tríplice aspecto que muito marcou para nós a convivência e o acompanhar das suas atividades no Tribunal de Contas do nosso estado, que é a conciliação, aspecto que eu acho que é dos mais vanguardistas no nosso Brasil afora, as mesas técnicas onde se procura resolver as questões mais emblemáticas em benefício da população por meio do diálogo, a orientação acima de tudo, trazendo para a população mais carente a possibilidade de ter gestores bem preparados e, igualmente, a busca das parcerias, a irmandade com todas as instituições. Acredito que com essa tríplice aliança, o desafio lançado pelo próximo presidente terá maior sucesso. E é o que nós desejamos e precisamos deixar registrado nosso apoio incondicional ao conselheiro Sérgio Ricardo”, declarou.
 
O conselheiro empossado, que assume o cargo a partir de janeiro de 2024, enalteceu o legado deixado por seus antecessores e reforçou sua intenção em dar continuidade ao trabalho conjunto que vem sendo realizado pelos Tribunais de Justiça e de Contas. “A missão de quem assume agora, no caso eu, é dar continuidade a tudo o que já foi feito e buscar melhorar ainda mais. Nós vamos buscar melhorar implementando a Secretaria de Inovação Tecnológica, vamos desenvolver a questão da inteligência artificial, transformar o Tribunal mais ágil do que ele já é para chegarmos com mais rapidez a quem precisa do Tribunal, ao jurisdicionado, queremos implementar na nossa Escola de Contas um curso permanente de gestão de cidades, para que o gestor saiba gerir o dinheiro público. A ideia do Tribunal é afinar cada vez mais a capacidade, a ação do gestor, aquele que se propõe a ser gestor de dinheiro público. Então, vamos trabalhar muito no sentido de melhorar ainda mais a capacidade do Tribunal de Contas”, declarou.
 
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, e as desembargadoras Maria Aparecida Ribeiro, Helena Maria Bezerra Ramos, Serly Marcondes Alves e Graciema Ribeiro de Caravellas, também prestigiaram a sessão solene de posse da diretoria do Tribunal de Contas do Estado, bem como magistrados de primeiro grau.
 
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Foto 1: Desembargadora Clarice Claudino discursa no púlpito. Ela é uma senhora branca, loira, de cabelos curtos e lisos, usando uma blusa vermelha florida com babado na gola e mangas compridas. Ao lado dela, estão as bandeiras de Mato Grosso, Brasil e do TCE. Foto 2: Conselheiro de contas Sérgio Ricardo discursa no púlpito. Ele é um homem branco, de cabelos lisos e grisalhos, usando terno e gravata azul e toga preta. Ao lado das bandeiras do Mato Grosso, do Brasil e do TCE.
 
Celly Silva/ Fotos: Tony Ribeiro e Thiago Bergamasco/TCE-MT
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Por unanimidade, TCE-MT emite parecer favorável às contas de três municípios

Publicado

em

Por

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Conselheiro-relator, Campos Neto. Clique aqui para ampliar.

Por unanimidade, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu parecer prévio favorável às contas anuais de governo, exercício de 2023, dos municípios de Barra do Garças, Santo Antônio do Leste e São José do Povo. Sob relatoria do conselheiro Campos Neto, os balanços foram apreciados na sessão ordinária desta terça-feira (5).

Conforme o relator, a Prefeitura de Barra do Garças apresentou um cenário satisfatório em seu desempenho fiscal, tendo em vista que houve excesso de arrecadação e economia orçamentária. Além disso, constatou-se superávit de execução orçamentária, considerando os créditos adicionais abertos mediante uso da fonte superávit financeiro apurado no exercício anterior, assim como suficiência financeira para a quitação das obrigações de curto prazo.

“No que tange à Previdência constatou-se adimplência das contribuições previdenciárias dos segurados e patronais devidas ao RPPS e que o ente encontra-se regular com o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP)”, acrescentou o conselheiro.

Já a gestão de Santo Antônio do Leste demonstrou controle na aplicação de recursos nas diferentes áreas. “Acentuo que, na manutenção e desenvolvimento do ensino, o município destinou o correspondente a 34,76% do total da receita resultante dos impostos, percentual superior aos 25% previstos na Constituição Federal”, salientou Campos Neto.

No que se refere às contas de governo de São José do Povo, o conselheiro reconheceu uma boa gestão orçamentária e aplicação de recursos dentro do que estabelece a legislação. “Na remuneração do magistério da Educação Básica em efetivo exercício, constatou-se a aplicação do correspondente a 109,68% dos recursos recebidos por conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), cumprindo o percentual mínimo de 70% disposto em lei.”

Diante do exposto, o relator votou pela emissão de parecer prévio favorável à aprovação dos três balanços, com recomendações aos gestores, dentre elas a adoção de medidas, visando ao atendimento de 100% dos requisitos de transparência, em observância aos preceitos constitucionais e legais.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br

Fonte: TCE MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora