Connect with us

MATO GROSSO

Preservando valores culturais Diamante Club é recuperado com emenda do Senador Jayme Campos

Publicado

em

O senador Jayme Campos prestigiou um momento histórico em Poxoréu, a reinauguração do Diamante Clube Sociedade Recreativa, símbolo de um período áureo da vida social e econômica do município, um resgate da história viva de uma época importante devido a extração de diamantes, que perpetuou por décadas.

As obras só foram possíveis graças aos esforços de moradores ilustres, empresários, através de leilões, rifas, doações, entretanto a conclusão só se deu em definitivo devido uma emenda de meio milhão de reais destinada pelo senador Jayme Campos – “tinha convicção de que esses recursos seriam bem empregados, como foram oportunizando um espaço digno para que as crianças, jovens, adolescentes e a população em geral, possam ocupá-lo da maneira mais útil e produtiva possível”. 

Jayme Campos recebeu um pedido da Professora Raimunda Cardoso, (Mundica), avalizada pelo deputado Júlio Campos e, essa iniciativa motivou a comissão a dialogar com o senador para discutir a operacionalização do envio da emenda. Conseguiram a emenda de um valor muito maior que a expectativa da comissão, destinada a atender uma demanda cultural e histórica.

O pedido foi endossado pelo IHG Instituto Histórico e Geográfico de Poxoréu que tem como seu patrono, o Marechal Candido Mariano da Silva Rondon e, é o responsável, o órgão curador do Diamante Clube.

O protocolo exigia que a emenda fosse enviada a Prefeitura Municipal e, assim foi feito, posteriormente repassada ao Instituto Histórico e Geográfico do município. 

Poxoréu teve uma importância muito grande nas décadas de 20, 30, 40 e até mesmo 50, pelo apogeu da sua economia devido a extração de diamantes, considerados um dos melhores e mais 

valiosos do país, como também motivada por uma disputa territorial com o Estado de Goiás que reivindicava parte da região das águas que banham o Araguaia.

Poxoréu, que na etimologia bororo significa rio de águas escuras, resgatou o compromisso de uma vida com a inauguração da reforma, ampliação e revitalização do Diamante Clube. Apesar de estar próxima de completar 85 anos de existência, já que foi elevada a condição de município em 26 de outubro de 1938, a história de Poxoréu antecede essa época. Primeiro por causa da disputa territorial entre Mato Grosso e Goiás, depois, por causa do ciclo garimpeiro quando foram encontradas as primeiras gemas diamantíferas.

“Jayme Campos se sentiu honrado e feliz em poder ajudar na perpetuação de uma entidade como o Diamante Clube através do Instituto Histórico e Geográfico de uma cidade como Poxoréu”.  Na sua concepção, “‘a cultura de um povo é o seu maior patrimônio, preservá-la é manter viva a história, perpetuar valores e permitir que as novas gerações não vivam sob as trevas do anonimato”, disse Jayme Campos, citando Nildo Laje, jornalista e professor.

Acompanhado pelo prefeito Nelson Antônio Paim, pelos deputados estaduais, Júlio Campos e Thiago Silva, pelo farmacêutico e médico, Jerolino Lopes Aquino que atua em Cuiabá, mas é natural de Poxoréu, Antônio Nival e Gaudêncio Amorim, gestores do IHG, de outras autoridades locais e personagens ligadas a cultura e história de Poxoréu.

Jayme Campos sinalizou que todo o esforço de seu mandato está voltado para atender as demandas das cidades e de sua população – “Volto a frisar que obras são fundamentais para consolidar a economia das cidades, dos Estados e do próprio Brasil, pois geram empregos e renda, mas não podemos deixar de lado questões culturais, históricas, geográficas que consolidaram o crescimento de Mato Grosso e de suas cidades, tanto que hoje a economia de Poxoréu que foi a principal produtora de diamantes em nosso Estado, está voltada ao agronegócio e a criação de animais”.  O senador, municipalista por excelência, afirmou que se necessário vai ajudar ainda mais, “não só Poxoréu, mas todas as 141 cidades de nosso Estado”.

Jayme Campos reforçou que “a cultura é a identificação de um povo dentro da história que deve ser preservada através da transmissão de conhecimento e, uma boa educação traz em seu bojo a preservação deste propósito” diz o escritor Valdeci Nogueira que vai além e deixa claro em suas palavras que o desenvolvimento, a riqueza não tem valor sem cultura, sem educação.

O prefeito Nelson Antônio Paim afirmou ser fundamental a sensibilidade do senador Jayme Campos, diante de tantas demandas e pedidos dos 141 municípios de Mato Grosso em prontamente apresentar uma emenda que permitisse resgatar o Diamante Clube que funcionará a partir de agora para eventos de todo tipo e natureza, voltados para o bem de Poxoréu e de sua gente – “é sempre bom as pessoas compreenderem que os investimentos públicos têm que ser aliados a vontade da maioria das pessoas e pelo bem comum”.

Os deputados Júlio Campos e Thiago Silva, ressaltaram a sensibilidade do senador Jayme Campos em compreender os anseios da população de Poxoréu, pois as vezes um investimento em Cultura 

pode parecer menos importante que os destinados para outras áreas, mas sem cultura e sem história um povo não consegue compreender o que todas as gerações passadas tiveram que sobrepor para chegar até onde chegaram.

“Atender uma demanda popular, seja ela de que setor for, tem seu peso e sua importância e quando podemos trabalhar em conjunto com um senador dedicado como Jayme Campos fica mais fácil caminharmos em busca e uma solução”, frisaram Júlio Campos e Thiago Silva.

Fonte: Política Nacional

Continue Lendo

MATO GROSSO

Pagamento de 1/3 de férias de contratados: Governo de MT encontra solução para impasse que durava 40 anos

Publicado

em

Por

O governador Mauro Mendes assinou, nesta quarta-feira (18.09), o Decreto nº 656, que regulariza o pagamento de 1/3 de férias para servidores contratados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Com um investimento de R$ 26 milhões, o Estado põe fim a uma reivindicação que já durava cerca de 40 anos.

Mauro Mendes disse que era um direito conquistado, mas que, infelizmente, foi negligenciado por gestões anteriores gerando inúmeras demandas judiciais, além de uma dívida enorme. O governador destacou que para dar maior celeridade aos processos judiciais em andamento que tratam do pagamento de 1/3 de férias retroativas dos professores temporários da educação básica, assinou o decreto em cooperação com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

“Estamos reconhecendo esse direito e aplicando o que é correto. Além de regularizar o pagamento correspondente a 1/3 das férias dos professores temporários, o Governo também implementará uma extensão do decreto para servidores temporários contratados em outras áreas da Seduc. Todos os professores no regime temporário vão ter esse direito reconhecido e pago nas próximas oportunidades”, explicou.

Na avaliação da presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino, todas as partes estão de parabéns porque não vão mais precisar litigar para receber esse direito. “É muito bom ter um governador que tem essa sensibilidade. Precisamos reconhecer o esforço dos nossos gestores. Dos que fazem o que tem que ser feito. Esses registros ficam na nossa memória para sempre, porque são cerca de 25 mil processos que teremos condição de liquidar positivamente. É momento de celebração”, completou.

A solenidade teve representantes de todos os poderes e o deputado estadual Valmir Moretto falou em nome do Legislativo. “A Assembleia não mediu esforços para contribuir com a solução de um tema tão relevante como esse. Nada mais justo do que atender um pedido dos nossos professores. É com esse trabalho que vamos ficar entre as redes mais bem avaliadas no País. Vamos colocar Mato Grosso no cenário que o Estado realmente merece”, falou o parlamentar.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a sensibilidade ao resolver o problema que se arrastava há décadas. “É uma gestão de eficiência que está fazendo uma transformação na educação e garantindo a valorização profissional necessária para que tenhamos ainda mais qualidade no ensino e na aprendizagem. Esse decreto assinado hoje impactou, certamente, na vida dos servidores da educação”.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) contribuiu com o processo de resolução do pagamento aos servidores da Educação, tanto na elaboração do Decreto e do Termo de Cooperação, do sistema que irá gerir os pedidos de quitação de valores, entre outras soluções, como explica o chefe da pasta, Basílio Bezerra.

“Após detectarmos e analisarmos a dimensão da situação e o nível de importância de propor uma solução, trabalhamos em conjunto com os demais órgãos na construção de soluções, para garantir aos servidores o que lhes é de direito. A Superintendência de Tecnologia da Informação da Seplag está finalizando um sistema para que o servidor faça o processo de solicitação do pagamento. Esse sistema estará disponível dentro do Portal do Servidor, garantindo transparência e celeridade ao processo”, ressalta o secretário Basílio.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Servidores Públicos da Educação (AMPE), professor Fábio Bernardo da Silva, destacou a atuação no estado em resolver uma demanda que se arrastaa por décadas. “Esse é um marco histórico não só para os profissionais, mas para toda a população que recebe os serviços da Educação”, diz.

Também participaram da solenidade o vice-governador Otaviano Pivetta; o Procurador-geral do Estado, Francisco Lopes; o Corregedor-Geral do TJMT, desembargador Juvenal Pereira da Silva; a desembargadora do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJMT, Antônia Siqueira Gonçalves; entre outros.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora