Connect with us

Lucas do Rio Verde

Prefeitura reúne representantes de instituições para tratar sobre período de queimadas

Publicado

em

Dentre as ações da programação da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, referente a Semana do Meio Ambiente, na segunda-feira (10), aconteceu uma reunião para tratar sobre queimadas. O encontro foi no Sindicato dos Produtores Rurais com a presença da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública e sociedade civil organizada.

A iniciativa é da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que preparou várias ações para o mês de junho, como entrega de mudas no centro da cidade, limpeza do Lago Ernani José Machado, instalação de ecobarreira no lago e corrida noturna, entre outros.

“Fazendo parte da nossa programação em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Defesa Civil, Sindicato Rural, resolvemos abordar esse assunto que é tão importante, é o período proibitivo, porque ele já se iniciou aqui no nosso estado, se estendendo esse ano de maio até dezembro, por conta da estiagem que vivemos nesse momento, que é um processo natural. É importante discutir esse assunto, tratar como vai ser abordada essas questões na parte operacional, também junto à secretaria, às entidades que cuidam dessa parte e realmente trazer essas informações para o público interessado, para que possamos ter mais sucesso no combate aos incêndios”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

Para o sucesso no combate às queimadas é necessário uma união de esforços, incluindo a participação dos produtores rurais, nos casos de incêndios florestais. “Entendemos que boa parte dos incêndios florestais podem ser evitados, se tivermos um uso mais responsável do fogo, devidamente autorizado, no momento oportuno, evitando transtornos”, disse Felipe.

O papel da Defesa Civil nesta questão de queimadas, será de oferecer brigadistas para atuar em casos que venham a ter necessidade. “Por meio da Secretaria de Segurança Pública, fazemos a contratação dos brigadistas e todo o aparato logístico que eles precisam para enfrentar esse período que é de seca e, esse ano tende a ser intensificado. A preocupação é que pode acontecer um maior número de incêndios do que nos anos anteriores”, salientou o coordenador da Defesa Civil, Edgar Savaris.

A preocupação das autoridades em relação ao assunto é ainda maior, pois já existem registros de queimadas na região do Pantanal, como explica o Comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Gleiber Bertolazo. “O Governo do Estado de Mato Grosso, vai iniciar o período proibitivo a partir de segunda-feira, dia 17, em virtude das queimadas que já estão ocorrendo no Pantanal, a região já está numa crise forte de queimadas, então vai ser adiantado esse período proibitivo. E nós temos informações que esse ano as queimadas serão muito severas, então toda a preparação é necessária para poder minimizar esses riscos e esses danos ambientais”, observou o comandante.

A promotoria deve atuar juntamente com as autoridades, na questão de orientação e fiscalização. “A promotoria tem o dever, na medida do possível, de orientação sobre as medidas que não devem ser tomadas e aquelas que devem ser tomadas para evitar as queimadas, o incêndio. E além disso, nós temos por obrigação a fiscalização no que tem já eventuais poluições, eventuais queimadas ilegais e dessa forma constatada uma queimada ilegal, o Ministério Público vai agir no sentido de apurar a responsabilidade da pessoa que, de forma culposa ou dolosa”, orientou o promotor público, Leonardo Morais Gonçalves.

A ideia é que as informações sejam levadas aos produtores rurais e, que seja oferecida uma capacitação aos trabalhadores do campo, que eventualmente acabam lidando diretamente com situações de combate à queimadas. “Vamos juntamente com o Corpo de Bombeiros, entrar em contato com o Sindicato Rural e produtores, para que possamos fazer a capacitação, justamente orientando a forma de agir numa situação de incêndio. Se os trabalhadores rurais fizerem um bom trabalho, conseguem ganhar tempo até o Corpo de Bombeiros chegar e fazer o trabalho final”, finalizou o secretário Felipe Palis.

Queimadas

As queimadas urbanas são proibidas durante o ano todo. Já as queimadas rurais são permitidas somente mediante autorização dos órgãos ambientais, sob fiscalização de autoridades estaduais e municipais, como a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

A pasta também atua na parte preventiva e de educação nas escolas, para que as crianças e jovens desenvolvam a consciência ambiental quanto às queimadas.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Mais de 470 animais foram microchipados em Lucas do Rio Verde

Publicado

em

Por

Desde setembro deste ano, mais de 470 animais já foram microchipados em Lucas do Rio Verde. O serviço oferecido gratuitamente para cães e gatos atendidos na Unidade Permanente de Castração – UPC, passa a ser ofertado a toda cidade.

O pequeno dispositivo de identificação eletrônica é implantado sob a pele e é praticamente indolor, como se fosse uma vacina. O chip permite que o tutor seja localizado em caso de perda ou abandono.

“Mais um passo importante estamos dando nessa nobre frente que é a causa animal. A microchipagem eh uma ferramenta fundamental para avançarmos na luta contra o abandono, além de outros benefícios, como a redução de pets perdidos e informações do animal”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

A microchipagem passou a ser obrigatória em Lucas do Rio Verde, por meio da Lei nº 3.716, de setembro de 2024 e tem como slogan de campanha “Cuidado Inteligente”. O chip implantado no cão ou gato, contém informações como o telefone de contato do tutor e endereço, além da raça do pet, nome, idade e se ele tem algum tipo de doença ou usa medicação específica (em caso de doença).

Inicialmente a UPC estava realizando a microchipagem nos cães e gatos que já estavam agendados para a castração na unidade. Desde a abertura da UPC, o número de animais já castrados pela Prefeitura chega a mais de 3.290 cães e gatos, entre fêmeas e machos.

Cadastro para microchipagem
Inicialmente, apenas os cães e gatos da UPC estão sendo atendidos. A partir do dia 22 de novembro, a ação será estendida para todas as pessoas, mediante ao cadastro prévio. O atendimento será toda sexta-feira, na UPC.

Para tanto é necessário realizar um cadastramento no seguinte endereço eletrônico: https://www.animalltag.net/

O cadastramento é simples e contém dados sobre o tutor, o animal e foto do cão ou gato.

Mais informações ou dúvidas entre em contato no 65 3549 -7197 ou 3549 -7172.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora